Miyamoto fala sobre o Tanooki Suit: a escolha para Super Mario 3D e as características do Power-Up

Na última entrevista de Shigeru Miyamoto com o site GameInformer, o diretor criativo deu detalhes sobre o Wii U, o próximo console da Nintendo; somado a isso, algumas informações sobre a franquia Mario também foram questionadas ao seu criador. No passado, Miyamoto já afirmou que Super Mario World, para Super NES, era seu game favorito de toda a série; porém, Super Mario 3D, em desenvolvimento para o Nintendo 3DS, parece marcar o triunfante retorno de uma grande leva de elementos do game Super Mario Bros. 3, lançado originalmente no Famicom/NES. Miyamoto explica a escolha:
"É verdade que, de um ponto de vista de design, a equipe de desenvolvimento projetou muitos elementos de 'Super Mario 3'; mas a intenção geral não é se focar em Super Mario Bros. 3, mas olhar para o que nós já fizemos com a franquia Mario em geral e para como podemos evoluir a jogabilidade do Mario de novas maneiras, para criar este novo Super Mario Bros. em 3D. Eu acho que você vai notar que [o jogo] se transformará num tipo de Super Mario World no estilo Mario 64."
Também, a aparição do Mario no traje de quaxinim, o famigerado Tanooki Suit, na conferência da Nintendo na E3 deste ano conseguiu uma reação extremamente positiva não só do público presente — como também de todos os fãs ao redor do mundo. Por que parece que a maioria dos fãs tem o Tanooki como o Power-Up favorito da série? Miyamoto responde oficialmente e explica as origens simbólicas do guaxinim, tal como a liberdade técnica que ele garante ao jogo:
"Isso pode não ser necessariamente relacionado ao fato de ser tão popular, mas algumas coisas sobre o Tanooki Suit são que, quando trabalhamos pela primeira vez com ele, tivemos muita liberdade; então, criamos esse traje extravagante que o Mario poderia usar. No Japão, há vários contos folclóricos sobre como o Tanooki pode pegar uma folha, colocar em sua cabeça, e se transformar. Nós nos divertimos muito com a ideia de trazer isso para dentro do jogo. De um ponto de vista funcional, o Tanooki Suit faz com que Mario pule no ar e balance seu rabo para cima e para baixo de modo que ele flutue bem vagarosamente para baixo. A queda vagarosa é algo que eu acredito ser muito divertido, mas que também tem um significado bem forte, particularmente quando você está jogando um game 3D — em termos de ter essa habilidade para flutuar para baixo vagarosamente e planar pelo ambiente. Novamente, não é algo relacionado ao fato de ser tão popular, mas estes são alguns dos elementos do Tanooki Suit que eu mais gosto."
Graças a uma antiga enquete do Reino do Cogumelo, tenho certeza que a maioria dos leitores prefere os trajes de guaxinim do que os outros Power-Ups famosos da série — a Flor de Fogo e a Capa Mágica ficaram atrás. É quase indescritível a sensação de um Power-Up tão antigo retornando em um glorioso tratamento tridimensional.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

10 Comentários

  1. esse traje de de guaxinim é espetacular!! quando eu joguei o smb3 num nes de um amigo meu, gostei muito dele (mesmo que eu já tenha jogado o mario world e o 64), cara o mario 3ds fez aumentar minha vontade de comprar o 3ds (coisa que já não era pouca) :).

    ResponderExcluir
  2. Ainda acho q escolheram a Tanooki Suit pq ia ser dificil acertar com uma Fireball num ambiente 3D, mas sua aparicao em Mario Galaxy me deixa na duvida... Enfim, espero q façam bom uso dela! \o/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que você vai notar que [o jogo] se transformará num tipo de Super Mario World no estilo Mario 64."

    então há chance de itens como a 3-up moon e a feather cape aparecerem!! uhuuuuuuuuuuul!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. a capa mágica tomara que ela volte em outro game do encanador mais esse poder tambem é show de bola _o/

    ResponderExcluir
  5. Será que com a Tannoki Suit o Mario poderá se transformar em estatua?

    ResponderExcluir
  6. Acho dificil usarem 2 itens de vôo no mesmo jogo. Se escolheram o guaxinim dificilmente aparecerá a capa.

    Pessoalmente eu gosto mais do traje em que ele ganha apenas as orelhas e o rabo. Mas, esse tb tá bom.

    ResponderExcluir
  7. eles tambem tem que por algum item novo né
    nao pode ter so item velho

    EU QUERO MUITO QUE A CAPA MAGICA VOLTE

    ResponderExcluir
  8. Mario World + Mario 64? Isso vai ser interessante.

    ResponderExcluir
  9. Eu achei muito maneiro, minha mente explodiu, acho esse o Tanooki suit muito carismático e criativo, é sem dúvida o meu Power Up favorito, aliás eu acho os guaxinins bichos muito legais.

    E vou pesquisar sobre as histórias folclóricas japonesas sobre o Tanooki. parece interessante.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem