Miyamoto fala sobre The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, remakes e seu maior desafio com o sucessor do Wii

Foto: Carl De Souza/AFP/Getty Images
Ao ser entrevistado brevemente pelo site britânico Guardian, Shigeru Miyamoto, diretor criativo da Nintendo responsável por dar vida a Mario, Zelda, entre outras franquias e conceitos de sucesso da empresa, falou sobre títulos para o 3DS e sobre o sucessor da Nintendo, batizado provisoriamente de Project Café. Miyamoto explica primordialmente os motivos por trás da escolha de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, de Nintendo 64, para um remake no 3DS.
"Nós achamos que o mundo de Hyrule seria muito mais imersivo para os jogadores experimentarem em 3D; também, andar a cavalo e a empolgação de explorar o mundo serão ampliados. A touch-screen permite que os usuários coloquem items onde eles quiserem, e também exibe o mapa [do jogo]. O sensor giroscópico do 3DS será usado para atirar a flecha de Link, tal como seu estilingue. Isso pode ser difícil com um controle, mas muito mais intuitivo movendo o 3DS ao redor para mirar."
Quando questionado se a Nintendo possui planos para adaptar mais jogos antigos para o 3DS, a exemplo do que está sendo feito com Ocarina of Time, Miyamoto responde:
"Não necessariamente. Nós gostaríamos de criar mais títulos novos. Por exemplo, neste ano, estamos fazendo Super Mario 3D, mas não é bem um remake de [Super Mario] Galaxy. The Legend of Zelda: A Link do the Past poderia ser um deles. Eu acho que é bom ver aquele mundo disposto num efeito de camadas 3D."
Como todos sabemos, há muitos rumores ao redor do próximo console doméstico da Nintendo. Foi quando o The Guardian perguntou ao criador do Mario se criar coisas completamente diferentes de seus competidores é o foco da Nintendo. A resposta, nós já prevemos:
"Eu acho que, quando você fala sobre competir contra outras [empresas], o problema é que você se refere a algo que já foi feito, para tentar derrotá-lo. Ao invés de observar o que as outras companhias estão fazendo, o foco da Nintendo é a singularidade. Providenciar novos meios de entretenimento é a coisa mais importante."
Para concluir com a chave de ouro de Super Mario World, a pergunta final é: "quando você for embora da Nintendo, qual legado você espera deixar?". A resposta, você confere com seus próprios olhos:
"Eu serei conhecido como a pessoa que viu coisas diferentes, e por um ponto de vista diferente."
Continue ligado no Reino do Cogumelo para mais entrevistas, notícias e especulações.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

33 Comentários

  1. que legal! mas outra entrevista com miyamoto, todo mundo ta seguindo ele pra fazer essas entrevistas, ou seja os curiosos*.

    ResponderExcluir
  2. ah! algum de vcs já perceberam que a caixinha de mensagem mudou? antes era os ovos do yoshi e agora é o rosto do mario.

    ResponderExcluir
  3. que merda de myamoto a sony da de 10 a 0 nessa porra de nintendo pes 2011 e muuuuuuuuuuuuuito melhor que esse tal de mario alias nunca joguei e nunca vo joga essa bosta de super mario 64 bosta de super mario bosta de nintendo dominando o mundo. so otario e boiola joga esses tipos de jogos.

    ResponderExcluir
  4. o meu amiguinho quem voltou ,o vc faiz aqui cara sai de reto satanas!ninguen entra num blog de futebol q vc gosta e fica xingano as coisas lá seu fanboila de merda

    ResponderExcluir
  5. não tem ninguem aqui dizendo que a nintendo é melhor que a sony, mas o que todo mundo sabe é que a nintendo já supera o poder todo da sony com o lançamento do sucessor do wii vai ter graficos muito melhores. toma isso sonysta otario e imprestavel

    pes 2011 não tem nem comparação aos jogos do mario, sai daqui seu fanboy boiola, esse não é lugar pra quem tem cerebro de bebê e fica fazendo conclusões precipitadas (isso é o significado de fanboy).

    e por a caso alguem foi lá visitar o teu fansite (lugar) e ficou falando que mario é melhor? ninguem. vá jogar super mario world, super mario 64 (eu sei que vc nunca jogou esses jogos e por isso vc precisa ver para crer e não ficar tirando essas conclusões e ficar falando que um misero jogo de futebol é melhor que um grandioso sucesso do século inteiro) se vc verá a magia da nintendo (o que deveria ter feito a muito tempo).

    ResponderExcluir
  6. @giovanironaldo: Aff, começaram os sonyboys chatos de novo...¬¬

    ResponderExcluir
  7. @giovanironaldo nao teve infancia por isso ele tem problema e fica chingano o que é melhor pura inveja hahahaha eu do risada pra nao chingar a mae dele isso se ele tiver XD

    ResponderExcluir
  8. boa juh_mario

    @giovanironaldo, sai daqui inutil, deixe de perder tempo com inveja, respondendo a sua conclusão mal feita, mario já é mil vezes melhor que um joginho de futebol.

    ResponderExcluir
  9. quando myamoto sair, eu entro no lugar dele!!!!!!!!

    @giovanironaldo,nós já estamos cansados de você enchendo a nossa paciência!!!!!!!!!!!!!!!você não não é obrigado a gostar de mario, e nós não somos obrigados a gostar de game de futebol, então se se os leitores desse blog gostam ou são viciados isso ão é problema seu!!!!! vá jogar seu jogo, e deixe agente jogando o nosso!

    ResponderExcluir
  10. @giovanironaldo, fanboyola idiota, não tem o que fazer e fica xingando as outras franquias no Site delas, não vou ficar perdendo o meu tempo brigando com você então clique aqui e aprenda a não ser Fanboy.
    Bingo! Bye byestupido!.

    ResponderExcluir
  11. "quando você for embora da Nintendo..."

    Vira essa boca pra lá. u.u

    ResponderExcluir
  12. De fato, o Miyamoto viu muita coisa diferente. E foram essas diferenças que salvaram a Nintendo de tempos bem difíceis.
    Espero que seu sucessor em um futuro um pouco distante (sendo realista) não faça um lixo com as franquias que ele criou.

    ResponderExcluir
  13. @Juh_Mario
    Essa foi boa,viram que além de sem infância é medroso,ele vem,fala bosta e vai embora.
    Shigeru Miyamoto,você é dez,queria que pudesse ler meu comentário,mas mesmo assim vou falar,meus filhos saberão que você foi na indústria de video games,fazendo jogos decentes.

    ResponderExcluir
  14. Me emecionei O q o @Bruηø Ћηrq falou, concerteza no futuro... Sera q nintendo vai tar viva até lá??

    ResponderExcluir
  15. Gente olha o que o Miyamoto disse, o que ele quer fazer quando sair da Nintendo.
    “Quando eu sair da empresa gostaria de trabalhar com pessoas mais jovens e ensiná-las a desenvolver jogos. Não seria nada como uma aula tradicional e sim algo que explica-se como pensamos e como interagimos com o usuário. Para desenvolvedores o aprendizado na prática é muito importante.” - Shigeru Miyamoto
    Eu quero ser aluno do Miyamoto xD.

    ResponderExcluir
  16. Escola japonesa de games do myamoto

    -Venha fazer jogos e consoles kkkkk

    Bom até ele sair vai demorar muitooooo!!!

    ResponderExcluir
  17. @mariuugalaxy2
    Obrigado,eu fico agradecido :).

    ResponderExcluir
  18. Se lançarem um remake de A Link to the Past eu vou festejar até minha morte -q

    ResponderExcluir
  19. @super mario bros. boa! então saia daqui seu viciado boiola, vai jogar esse jogo, ao invez de ficar falando mal dos melhores do mundo.

    e eu acho melhor lançarem remakes de outras franquias e não só dos jogos de link, não seria bom um remake 3d do super mario world, super mario rpg, paper mario...

    ResponderExcluir
  20. @giovanirolaldo como se pes 2011 fosse tão popular pra se comparar a série mario. lol

    da proxima vez pensa direito antes de abusar a autoridade (mario). vai embora viciado boiola, então vá jogar essa merda de jogo.

    ResponderExcluir
  21. Aff, ninguém é obrigado de gostar d etal franquia, mas NINGUÉM (Ninguém mesmo, nem os Nintendistas como eu) tem o direito de ficar deprecisando nenhuma franquia, mas como você chingou agora eu vou falar:

    - Cara se toca, nenhuma franquia da SONY se compara com a da Nintendo, as franquias da Nintendo atrai todos aqueles que adoram uma diversão a mais em sua vida. Meu primo que não era TÃAAO chegado a Mario, começou a gostar por que eu fiquei falando para ele. AGora ele gosta e quer até fazer um jogo (ele quer tarablhar neste ramo) do Mario.
    - A Sony só copia as coisas da Nintendo, não dou nem 2 anos que a Sony já vai fazer oputro console com as mesmas coisas da Nintendo. A Sony disse que não pretende fazer até 2014 mas DUVIDO que em 2013 ela já não lançe um com tudo o que a Nintendo tinha criado.

    Então cara, não gosta de Mario? Você não é obrigado a seguir o blog, entrar, comentar, e nem se quer, chingar. Se toca --'

    ResponderExcluir
  22. @Andrigo Ilana vc tá certissimo, onde já se viu falar uma coisa essas... msm a Nintendo sendo uma ótima empresa, perderia e mto se o homem q talvez seja o mais importante (e modesto, pelo visto) da história dos games caísse fora
    remake 3D de A link to past seria a melhor coisa do mundo (depois de um do Super Mario World, claro XD)
    PS: trollagem é algo d tão baixo nível q não deve ser algo pra se perder tempo pra comentar

    ResponderExcluir
  23. Agora humilho @Matheus Monteiro kkkk'
    (o meu ainda foi pior rsrs ¬¬.)

    Também fui assim, qunado tinha uns 6 anos ( sim,ja era ligado em tecnologia) joguei o super mario world da minha irmã (q vinha junto com o console), não gostei do jogo ( também joguei DKC2 fiquei viciadex no jogo, mais naquela época não era bom de gravar nome de jogos, então batizei só de ''Donkey Kong''),mas minha irmã era viciada também. Então passou alguns anos (cresci, estudei, pesquisei e tal) e comecei a gostar, aprendi os nomes dos personagens, os jogos lançados! e hoje sou Fan 401587°(esse numero exsite?) de Mario !!! ;)

    ResponderExcluir
  24. Nem estou me metendo na confusão, mas devo lembrar-lhes que esse blog é livre. Evitem palavrões, por favor. Não se esqueçam de onde vocês estão escrevendo e de quem visitará o RdC posteriormente.

    ResponderExcluir
  25. nossa veio a aquele pirralho chato de novo(giovanironaldo),vai chuta suas bolas se gosta tanto de pes 2011

    ResponderExcluir
  26. @giovanironaldo
    Eu gosto da sony (tenho um ps2) mas gosto mais da nintendo, se liga otário isso aqui é um blog do mario, ainda mais, a copiou a sony copiou a nintendo inventando aquele mix de microfone com churros queimado, se vc gosta de pes entao vai para um blog de pes e para de encher nosso saco, aquele pes me da dor de cabeça so de olhar.

    ResponderExcluir
  27. O Miyamoto é o cara!

    Espero grandes obras dele para o Nintendo Café.

    ResponderExcluir
  28. @giovanironaldo: ele num sabe que o 3DS tem uma versão do pes 2011

    ResponderExcluir
  29. Espero que Miyamoto saia da Nintendo e entre no caixão direto,não sei,mas Mário sem ele,vai perder mt brilho

    O que é o Pes 2011 comparado a todos os jogos de Mário? é uma ilhazinha,enquanto Mário e tp uma Rússia GIGANTE

    tp oq é pes 2011? é um jogo que só atualiza jogadores,ou seja quase nda muda,e muda mt pouco nas partes de gráficos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem