Gunpei Yokoi: vida e morte de um gênio do desenvolvimento

Nossa leitora Renata Nogueira Flausino nos enviou um e-mail já há algum tempo requisitando mais informações sobre Gunpei Yokoi, o mentor de Shigeru Miyamoto e criador de uma série de franquias de sucesso — informações estas que você confere logo a seguir.
No dia 10 de setembro de 1941, nascera uma das mentes mais brilhantes do Japão, e um dos mais famosos desenvolvedores de games e aparelhos da história dos video games. Gunpei Yokoi foi o responsável pela criação de produtos famosos como os primeiros portáteis da Nintendo — o Game & Watch e o Game Boy —, tal como as teclas direcionais como as conhecemos hoje em dia. Yokoi também toma os créditos por dar vida à franquia Metroid, que atingiu níveis intergalácticos desde sua criação. Na série Mario, Gunpei Yokoi foi o responsável pela produção de Super Mario Land, Super Mario Land 2: Six Golden Coins e Wario Land: Super Mario Land 3; ou seja, foi ele quem criou a Princesa Daisy, o Wario, e muitos outros personagens que nasceram no Game Boy.

Criado em Kyoto, no Japão, Yokoi foi contratado pela Nintendo em 1965, quando tinha seus 24 anos, pouco depois de se graduar em eletrônica na Universidade Doshisha; um de seus objetivos era colocar em prática tudo o que ele tinha aprendido. No entanto, a função que ele conseguiu foi a de zelador/porteiro; um fato que mudaria em 1970 quando, na sede da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, o presidente da companhia naquela época, reparou num brinquedo extensor que Yokoi havia criado em seu tempo livre — aquela que seria conhecida como Ultra Hand. Interessado no produto, Yamauchi requisitou que a Ultra Hand fosse produzida em massa e colocada no comércio o quanto antes. Com um sucesso tremendo, Yokoi foi promovido para desenvolvedor, dando continuidade à sua bem-sucedida produção de brinquedos. Nos anos 2000, a Ultra Hand seria referenciada nos microgames da série WarioWare como uma forma de homenagem.

Nesse período, Yokoi usou sua experiência para ensinar Shigeru Miyamoto sobre criatividade e produtividade, e seus tutoriais geraram frutos que, todos sabemos, obtiveram um êxito inigualável.

Nos anos '80, a Nintendo entrou de mala e cuia no ramo dos video games. Yamauchi, decidido, queria criar um sistema portátil da Nintendo para dar um level-up na popularidade da companhia. O projeto foi dado às mãos de Gunpei Yokoi, que passou um bom tempo maquinando a criação de seu console; acredite ou não, sua inspiração veio de dentro de um trem. Enquanto estava no transporte ferroviário, Yokoi reparou num homem brincando com os botões de sua calculadora. "Brilhante!", deve ter pensado o gênio criativo. Isso acarretou num pequeno console portátil com uma tela de LCD, o mesmo que viria a ser chamado de Game & Watch, nome muitas vezes associado à definição "best-seller" — afinal, os jogos da série renderam 40 milhões de vendas em todo o planeta.

Eventualmente, Yokoi se tornou o diretor da companhia de desenvolvimento de primeiros R&D1, que foi a responsável pelo game Mario Bros. Depois, ele criou o Game Boy e a linha de portáteis que veio depois dele (exceto o Game Boy Advance). Com relação a personagens, Daisy, Wario e Pit, herói de Kid Icarus, foram alguns dos carinhas a pipocarem da mente de Yokoi. O desenvolvedor se desligou da Nintendo após o fracasso comercial do console Virtual Boy, tomando a culpa pelas críticas negativas de modo extremamente pessoal. Então, começou a trabalhar no Koto Laboratory.

Infelizmente, no dia 4 de outubro de 1997, a 250 milhas a nordeste de Tóquio, o mundo perdeu um dos desenvolvedores mais importantes da indústria. Ao sair de seu carro para inspecionar os danos causados por um pequeno acidente, ele foi atingido fatalmente por dois automóveis. Sem Yokoi, o mundo poderia não ter conhecido os consoles portáteis como eles são hoje em dia. Em homenagem aos seus feitos, Yokoi postumamente recebeu o Lifetime Achievement Award ("Prêmio de Conquista em Vida") na premiação Game Developers Choice Awards.

Você pode se interessar também pelo dia em que Gunpei Yokoi chamou Miyamoto de pessimista. Continue ligado no Reino do Cogumelo para mais informações enciclopédicas sobre Super Mario e o universo da Nintendo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

10 Comentários

  1. vc sempre sera meu heroi cara :´(

    ResponderExcluir
  2. Ele criou o meu primeiro portátil que tive (GBC), amarelinho e que veio com um cartucho de Pokémon Yellow (sou um idiota de e ter vendido meu GBC depois de ter comprado meu GBASP), foi uma das pessoas mais importantes no mundo dos Games, criou uma das séries mais conhecidas da Nintendo (Metroid), criou 2 personagens para o mundo Mario, Criou o Pit que irá estrear em seu novo game Kid Icarus Uprising, sem ele os portáteis não seria o mesmo de que é hoje, ele foi o professor de Miyamoto que criou nosso querido encanador, e que futuramente Miyamoto poderá passar tudo o que aprendeu com Yokoi para outras pessoas.
    Merece todos meus parabéns

    ResponderExcluir
  3. nossa! nunca pude imaginar que alguem ia ficar famoso por causa de um brinquedo! 0.0
    graças a esse brinquedo, temos daisy e alguns outros personagens na nossa série!

    ResponderExcluir
  4. ele é um heroi pra nós ainda mesmo assim, como shigeru miyamoto e satoru iwata. gunpei yokoi sempre será como um heroi tbm :´(

    ResponderExcluir
  5. Bah que triste sabia quem era o criador da Daisy,mas nao sabia toda a sua historia,e ainda foi professor de Miyamoto,Yokoi por isso é meu heroi duas vezes

    ResponderExcluir
  6. Gunpei Yokoi, um Gigante dos games que merece entrar para a História!

    ResponderExcluir
  7. cara, ele criou tudo isso e ainda foi o mentor do Miyamoto! esse aí foi e sempre será é o deus dos videogames!!

    ResponderExcluir
  8. Chorei....[2]
    Poxa! Valeu Reino! Assim que vi essa reportagem eu chorei muito!
    Agradeço à vocês por terem feito essa matéria.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem