Amor e Ódio: Super Mario Galaxy 2

Chega então mais uma edição do Amor e Ódio no Reino do Cogumelo, e com um título não tão esperado para ser visto por muitos, imagino. Mas, como prometido, essa é uma edição das galáxias, tratando de Super Mario Galaxy 2, a sequência mais esperada para um jogo 3D do encanador baixinho. Para os mais novos, o jogo foi lançado em meados de 2010, tendo até mesmo um relógio contador aqui no Reino do Cogumelo para marcar a data e hora exatas de seu lançamento - e por sinal, eu fui um dos muitos que ficou de olho nele até chegar o último 0. Prontos para decolar e descobrir novos mundos? Leia, e não se arrependerá!

Amor: A Sequência
Nunca em toda a história do multiverso houve dois jogos 3D do Mario em um único console. Desde Super Mario 64 em 1997, mariomaníacos de raça esperam desesperadamente por continuações, que não vieram tão cedo. Para GameCube em 2002 veio Super Mario Sunshine, se garantindo no console de mesa de 128-bits da Nintendo, e em 2007, Super Mario Galaxy marcou história no grandioso Wii, quebrando as barreiras da gravidade e da imaginação do mestre Miyamoto. Surpreendentemente, três anos depois vemos que a série Galaxy não acabou, o que resultou em mais um jogo intergaláctico para o mesmo console Wii, e é exatamente essa sequência que faz com que Super Mario Galaxy 2 seja um amor de game.

Ódio: Ausência de Rosalina
Rosalina, a princesa dos cosmos, marcou grande presença em Super Mario Galaxy como mãe das Lumas e protetora do Observatório de Cometas (Comet Observatory). Mas em Super Mario Galaxy 2, apesar de Rosalina ter suas aparições, estas foram poucas, e ela nem mesmo conseguiu um papel importante na história principal do game. Seu papel de protetora do observatório passou para Lubba, que agora guia o Starship Mario pelas galáxias para ajudar Mario em sua jornada. O problema, se é que pode se dizer assim, é que Lubba não tem uma história definida, ou seja, simplesmente chegou e foi entrando, ao contrário de Rosalina, a qual podemos ler toda a história na biblioteca do Observatório de Cometas do primeiro game.

Amor: Yoshi!
Nosso dinossauro favorito só apareceu uma vez em um jogo tridimensional da série Mario: Super Mario Sunshine, citado acima. Desde então, esperamos a volta de Yoshi num jogo 3D, e em Super Mario Galaxy 2 ele retorna como um dos principais novos elementos adicionados ao game. Com o uso do Wii Remote, fica muito mais fácil para o Yoshi degustar as frutas intergalácticas espalhadas por aí, e com isso, ganhar novos poderes, podendo desde flutuar, até correr em alta velocidade e brilhar como uma lâmpada, ajudando Mario na busca por Power Stars. Mais uma vez temos a parceria encanador-bichinho, dessa vez com gráficos estonteantes, o que é realmente lindo de se ver, e com certeza de se jogar.

Ódio: Galáxias Menores
Apesar da grande variedade de fases no jogo, estas se tornaram um pouco menores em comparação com as do jogo anterior, o que não é bem uma coisa boa, cá entre nós, já que a cada galáxia no primeiro game presenciávamos uma grande atmosfera, a qual explorávamos em busca de diversas estrelas para o Comet Observatory; número que podia chegar a 4 estrelas principais. Mas em Super Mario Galaxy 2, cada galáxia tem no máximo 2 estrelas principais para serem encontradas, com a adição de vários cometas e Green Stars, o que faz com que nos sintamos em meros Bonus Levels. É claro que essa considerável diminuição de tamanhos propiciou uma maior variedade de galáxias, mas, sei não...

Amor: Os Power-Ups
O jogo do Mario que mais apresentou power-ups foi, sem sombra de dúvidas, Super Mario Galaxy, com o Bee Mushroom, a Rainbow Star, o Boo Mushroom, a Ice Flower, dentre muitos outros. E em sua aclamada sequência, retornam muitos dos power-ups do antecessor, além de surgirem novos, como o Rock Mushroom e a Cloud Flower, que adicionam novas mecânicas interessantes ao jogo. A única contradição a respeito dos power-ups de Super Mario Galaxy 2...

Ódio: Sem Ice Flower
...é a ausência da Ice Flower, nossa querida flor de gelo. Em Super Mario Galaxy, quando ela era adquirida, Mario se transformava em uma escultura de gelo e podia andar sobre a água, congelando parte dela a cada passo. Infelizmente, essa mecânica foi abandonada no novo game, que apesar de parecer que não faria falta — afinal, Super Mario Galaxy 2 já tinha 8 power-ups, sem contar os do Yoshi —, fez sim, deixando muitos fãs da forma gelada de Mario decepcionados.

Amor: Navegação das Fases
Em Super Mario Galaxy 2, a navegação entre fases é bem mais rápida que em seu antecessor, no qual tínhamos que alcançar os respectivos Domes para visitar tal galáxia. Agora, basta pegar no timão do lindo Starship Mario e guiá-lo até a fase desejada, sem preocupações. O design do World Map também nos remete aos de Super Mario World e Super Mario Land 2: Six Golden Coins, trazendo de volta boas lembranças das respectivas séries.

Ódio: “World” Map
Está bem que o chamamos assim desde os primórdios da série Mario, mas sinceramente, acho que o nome “World Map” não convém muito bem para a série Galaxy. É meio estranho chamar um conjunto de galáxias de “mundo”. Pior ainda é você chamar um sistema solar de “Grande Mundo”. Na minha mais singela opinião, os nomes deveriam ser: “Galaxy Map” e “Grand Map” respectivamente, mas acho que a Big N não pensou nessa alternativa, trazendo uma antiga nostalgia de volta à série, mas meio que sem pensar.

Amor: As Músicas
Nem precisamos discutir esse ponto. Até mesmo aqueles que não curtem nem um pouco de música clássica — o que não é meu caso — se surpreenderam com a qualidade incomparável das trilhas de Super Mario Galaxy 2. As músicas estão no mesmo estilo de seu antecessor, só que agora, remodeladas, muitas vezes trazendo remixes de músicas de Super Mario World e até de Super Mario 64, clássicos épicos. Compostas por ninguém mais, ninguém menos que Koji Kondo, esse nos deixa ansiosos sobre que trilhas esperar em Super Mario 3DS — ou seja lá qual for o nome do game que está por vir para o portátil 3D.

Ódio: A história
Ainda menos elaborada que a história de seu antecessor, a história de Super Mario Galaxy 2 nos remete à mesma situação de sempre: Peach é sequestrada pelo rei Bowser, que a leva ao seu Reator de Galáxias para construir seu novo império. A única coisa de diferente que vemos ao todo é que Bowser está gigantesco, devido ao poder da Grand Star que ele adquiriu... e mais nada. Quer dizer, quase nada: eu já disse que Rosalina foi substituída por uma Luma roxa e gorda?


Termina aqui mais um Amor e Ódio. Comentários são bem-vindos! Na próxima edição, vamos desdobrar muitos mitos e descobriremos o que realmente amamos e odiamos em mais um jogo do Mario, dessa vez para o grande Nintendo 64. Já sabe qual é? Fique ligado no Reino do Cogumelo, porque você não pode perder!

28 Comentários

  1. Obrigado Lucas por fazer esse Amor & ódio que eu pedi no anterior, agradeço! E eu concordo em tudo, eu fechei ele (242 estrelas mesmo) em 2 à 3 semanas, mas já a primeira edição eu demorei uns 2 à 3 meses.. Mas agradeço mesmo por ter feito =)

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria!
    Queria dar ainda mais destaque para a belíssima trilha sonora de Super Mario Galaxy 2, que é estupenda. Está, sem dúvidas, entre as melhores trilhas de todos os tempos. Espero que tenhamos músicas orquestradas em Super Mario 3DS também, preferencialmente com o mesmo autor.

    Parabéns pelo artigo, Jardim.

    ResponderExcluir
  3. Ops, acabei de perceber que não foi o Jardim que fez, haha. Perdão, parabéns Lucas. :)

    ResponderExcluir
  4. odio a historia fato achei q a sequencia ia ser mais detalhada no fim

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelos comentários galera!

    P.S.: Achei que não ia terminar até o fim do mês... XD

    ResponderExcluir
  6. Como grande fã de Galaxy 2 e odiador de Galaxy 1, não consegui ver nenhum fundamento convincente em nenhum dos tópicos de "Ódio" :/

    ResponderExcluir
  7. @André "Drezus"

    Só lembrando que Galaxy 2 só é o que é por que houve um Galaxy 1. Nem tudo no Galaxy 1 é perfeito, mas há pontos fortes que foram simplesmente arrancados da série na sequência.

    ResponderExcluir
  8. Super Mario Galaxy 2... como eu quero tanto jogar esse jogo, um dia eu sei que jogarei, e as musicas de SMG2 são muito bonitas mesmo a unica que eu ouvi foi o de abertura e a Fleet Glide Galaxy e gostei muito, as outras eu deixo para escutar quando eu jogar galaxy 2.
    E o próximo amor e ódio... deixa eu adivinhar... Mario Kart 64? Vamos ver se eu acerto :D.

    ResponderExcluir
  9. Hehehe... não, não é Mario Kart 64 @Super mario bros.
    Mas eu também não posso mais dar dicas.
    Tentem novamente =P

    ResponderExcluir
  10. Pra mim, Mario Galaxy 1 e 2 é só amor!!! :D

    ResponderExcluir
  11. espero que seja o paper mario!!!!!! afinal, ele tem tantas coisas para se amar e odiar como nesse quadro.

    ResponderExcluir
  12. @super mario bros. desde quando um jogo da série mario kart vai parar no amor e ódio? não tem nem se quer nenhuma história pra ficar comentando, sei não hein, mas errou feio. um jogo digino pra aparecer no amor e ódio é um jogo como super mario 64, paper mario...

    ResponderExcluir
  13. É!!!!!!!!!!!!!!!!com certeza o próximo amor e ódio vai ser paper mario!!!
    se eu tiver errado,quero meu dinheiro de volta!(tô brincando!).
    esse amor e ódio é sem dúvida um dos melhores!!!me deu vontade de jogar agora, então, vou pro meu wii!!!!! até logo...

    essa foi a transmissão da galáxia: FLUFY BLUFY

    ResponderExcluir
  14. paper mario sempre foi meu maior querer no amor e ódio. e tenho certeza absoluta de que eu tou certo.

    ResponderExcluir
  15. Emmanoelbs, então somos 2. tem que ser paper mario!!!! qual seria o outro?

    ResponderExcluir
  16. é mesmo, paper mario é a minha paixão, sempre gostei de jogar, e com certeza, estou anciosíssimo pra ter o novo paper mario 3ds! e falando em zerar, eu ja zerei paper mario 4 vezes, e tou no capitulo 4 agora, então eu estou em rumo a quinta vez que zero!!!! ;D

    e falando em paper mario, outro e ultimo jogo paper do mario que joguei foi o paper mario ttyd que a algumas semanas jogava ele no meu wii e zerei ele já 2 vezes e parei no capitulo 7, no vilarejo gelado dos bob-ombs!

    falando sério, eu aqui no meu super mario galaxy 2, eu nunca cheguei a zerar com todas as estrelas, eu já fui logo batalhar contra o bowser somente com umas 120 estrelas, contando com algumas do mundo especial que coletei.

    ResponderExcluir
  17. @Emmanoelbs, Já que você Zerou Paper Mario 4 vezes me dá uma dica de como derrotar o Huff N. Puff? Fiquei parado no capitulo 6 (Dark Days in Flower Fields) e não consegui passar desse chefe, quase que eu derrotava ele quando ele tava com 1 de HP ai ele me atacou e eu perdi :'(.

    ResponderExcluir
  18. De fato tirar a Princesa Rosalina e colocar uma luma gorda e roxa no lugar foi uma péssima ideia.

    ResponderExcluir
  19. Eu colocaria no Amor: a Throwback Galaxy!
    Foi muito bom jogar novamente essa fase no Wii!
    Sem contar que a releitura da música dessa fase é pura nostalgia! :D

    ResponderExcluir
  20. @david eu tbm! eu queria que tivesse mais "retro galaxies" como essa nos próximos mario galaxy, e mais ainda no super mario 3ds!!!

    @super mario bros. primeiro tente pegar o máximo de itens possível, de preferencia um que ataque todos os oponentes como fire flower thunder rage, eu mesmo, como sou muito bom nesse jogo, sempre dou os meus ataques mais fortes no inicio e quando o huff n. puff tiver com um monte de tuff puffs ao redor eu sempre ataco ele com thunder rage ou shooting star... mas cuidado, tente não demorar muito a usar esse ataque que vai contra todos, pq senão ele engole todos os tuff puffs e ganha mais vida antes que vc tenha chance (afinal, eu sei que essa é a sua dificuldade nele, não é?).

    leia a citação de um detonado de paper mario que encontrei por ai pela internet pra te explicar melhor:

    "Suba a planta para a batalha contra Huff n. Puff, toda vez que você o ataca ele solta nuvens, essas nuvens podem ser engolidas por ele fazendo com que o infeliz recupere a vida que perdeu novamente, para acabar com esse problema você pode usar itens que não causam muito dano, mas que atacam a todos os inimigos, por exemplo, Fire Flower. Tome cuidado se em alguma hora o Huff n´Duff ficar vermelho e eletrizado (nessas horas use o Outta Sight de Bow) ou então quando ele subir na tela, esses são sinais de que vem ataque forte em seguida. Depois de derrotado ele explodirá e a sexta Star Spirit será sua."

    ResponderExcluir
  21. Que legal! Comprei Galaxy 2 no dia do Jogo Justo e aqui estamos falando sobre o jogo xD
    Estou no "mundo" 6 ^^ (também não gostei de "o conjunto de galáxias" serem chamados de world)

    Também senti muita falta da Rosalina (e espero que essa falta não atrapalhe a aparência dela em spin-offs).

    Concordei com tudo, menos sobre a Ice Flower.
    Isso porque a única utilidade dela é criar plataformas de gelo sobre a água e a lava.
    Em Galaxy 2 não houve essa necessidade. Então não foi preciso colocá-la no game.
    Até porque, como foi muito bem colocado pelo Lucas, há muitos outros power-ups.

    E uma coisa da qual não gostei muito: a Cloud Flower.
    Só podemos usar 3 nuvens (que desaparecem rápido). Quando acabam as nuvens, temos que dar um jeito de pegar outra flower. Pra mim, esse power-up deveria ser similar às webs da Squitter de Donkey Kong Country 2 (as quais você pode usar infinitas vezes, mas apenas duas ficam ativas por vez; quando você usa a terceira, a primeira some).

    Amo essa coluna ^^

    ResponderExcluir
  22. Ah estou sonhando em jogar esse jogo, mas preciso me contentar com um mísero Playstation 1...
    As únicas opções que vejo para o próximo além de Mario Kart são Paper Mario e Mario Party (se bem que o segundo não cariria nada bem).

    Amo essa coluna também ^^

    ResponderExcluir
  23. Bah mt tri a coluna,mas o galaxy 2 supera o 1 em uma coisa:a musica,ficou mt bem orquestada.
    eu escolhi o 2 por causa do yoshi,falando em yoshi,tenho uma pergunta:quem dubla o yoshi?
    obs:bem q o proximo amor e odio pd ser o jogo da minha vida,YOSHI ISLAND

    ResponderExcluir
  24. Fiquei revolts sem a rosalina no game ò_ó

    e colocou essa copia roxa e gorda do Patrick do bob esponja!

    AH MORE DEABO!


    Mas o game é bom,devo admitir -Q

    ResponderExcluir
  25. o Unico "Ódio" foi não Ter a Red Star no SMG 2 e a Ice Flower e Claro.São 2 Items que eu mais Admiro no Super Mario Galaxy :)

    no Proximo deve Ser Paper Mario 64 Apesar de não ter nada a Odiar pelo Menos pra Mim Pois sou fã de Carteirinha da Serie Paper Mario.Sem Querer me Gabar mas, eu ja Fiz Final 6 Vezes no Paper Mario 64 Emmanoelbs e pelo visto vc tbm tem cara sim de que é fã da série Paper Mario (Como Eu xD) mas o melhor de Todos é,sem Duvidas,Paper Mario The Thousand-Year Door!!

    Pra Mim,o Unico Ódio de Super Mario Galaxy é de ser VERY VERY VERY EASY Comparado a Qualquer jogo do Mario,SMG ta pra Very Easy-Easy e SMG2 Mediano-Dificil a Dificuldade Varia Assim Dependendo da Missão que vc Faz.

    ResponderExcluir
  26. ja notaram que quando o mario pega a ice flower,fica TOTALMENTE parecido com o shadow mario?[música de suspense...]

    ResponderExcluir
  27. eu acho que o nome ''world map'' poderia ter sido melhor se as FASES não fossem chamadas de galaxias, AS FASES SÃO SISTEMAS SOLARES! SISTEMAS SOLARES!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem