Super Mario 3DS: Tudo o que sabemos até agora

A Nintendo surpreendeu a todos com o anúncio de um novo jogo do Mario para 3DS — um novo título a ser adicionado à série Super Mario principal em plena visualização tridimensional. Embora apenas quatro screenshots e um logotipo provisório tenham sido mostrados ao fundo do palco do discurso revelativo de Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, isso não nos impede de examinar as imagens e pixels para coletar quaisquer evidências que possam revelar o que haverá em "Super Mario 3D". Confira:

"Super Mario" é um título temporário. Todos sabem que não existe nenhum game da franquia a levar um nome tão simples, que não o diferencie de outros títulos em pronúncia. No futuro, o nome oficial pode tanto ser algo inovador (como Sunshine ou Galaxy) quanto carregar o nome do hardware consigo (como em Super Mario 64).

Nintendo EAD Tokyo é a desenvolvedora. Trata-se da mesma equipe criativa responsável por Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2; isso explica a forte semelhança do misterioso jogo com os títulos supracitados. Com isso, também podemos esperar por uma familiarização com o ambiente, proporcionado pela EAD Tokyo já em 2007.

O retorno Traje de Guaxinim?! Todos pudemos perceber a sombra de um rabo na lateral direita da letra "O" em "Mario"; até mesmo Satoru Iwata fez questão de destacar a silhueta, prometendo a revelação do segredo na E3 2011, que acontecerá em junho. No entanto, não é preciso ser um gênio para perceber de antemão que a sombra do rabo nos remete ao logotipo original de Super Mario Bros. 3, o que pode significar uma só coisa: a roupa de guaxinim está de volta! Só nos resta saber se é o mesmo Raccoon Suit que conhecemos ou se trata de uma nova versão — ou, quem sabe, de um novo animal.

A saúde do Mario. Segundo o que vimos numa das screenshots, pela primeira vez num jogo em 3D, parece que Mario pode diminuir de tamanho. Como é de sabedoria de todos os fãs de plataformas de rolagem lateral do Mario, isso acontece quando o encanador sofre danos de um inimigo, revelando seu estado enfraquecido. Seria esta a sugestão do retorno de um sistema de Power-Ups influenciado por golpes, como o existente nos games de origem do encanador, ao invés do marcador vital usado nos jogos em 3D poligonal do Mario?

A perda do chapéu. Talvez uma referência a Super Mario 64, parece que Mario consegue perder o seu chapéu durante a jogabilidade. Paralelo a isso, a falta do chapéu pode ser uma conexão direta com a sequência final do recente Super Mario Galaxy 2, no qual uma Luma surrupia o chapéu. A segunda hipótese geraria um elo provável entre os títulos intergalácticos do bigodudo e o novo game para 3DS; quem sabe a primeira missão de Mario no 3DS seja procurar pelo seu chapéu perdido? Também é provável que, a partir do que vimos na screenshot, Mario pode perder seu chapéu quando se tornar pequeno novamente — embora seja a mais improvável das teorias.

Blocos da Dúvida, muitos deles! O que Mario seria sem os Blocos da Dúvida? Bom, a resposta é Super Mario Sunshine, mas isso não vem ao caso. Enquanto há blocos "?" espalhados aos montes nas plataformas em 2D do Mario, elas sempre foram usadas de modo tímido nas aventuras em 3D, tornando-se escassas nas fases. Talvez devido ao fato de Shigeru Miyamoto ter comentado que o 3DS permite ampliar a percepção que o jogador tem sobre a profundidade dos objetos, é quase certo de que a Nintendo vai usar e abusar de blocos flutuantes no novo game.

Goombas e Paragoombas. Aparecendo em quase todos os jogos mais populares do Mario até hoje, a primeira raça de inimigos da série Super Mario a aparecer em Super Mario Bros. marca seu retorno em "Super Mario 3D" — e sua aparência também é praticamente idêntica à que vimos em Super Mario Galaxy. Já os Paragoombas são uma subespécie mais rara nas plataformas em 3D, dando as caras somente agora, em Super Mario Galaxy 2. É bom ver que os Paragoombas também retornam em Super Mario para 3DS, já que os jogadores mais antigos praticamente cresceram na companhia destas pestes aladas.

Star Coins. Quase ninguém percebeu, mas é possível notar uma Star Coin no fundo da última screenshot. Para quem não sabe, as Star Coins são aquelas que aparecem em New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii e, se seguir o padrão dos games de origem, você pode esperar por três delas espalhadas por cada mundo e sendo usadas para destravar segredos. Não deixe de conferir o nosso dossiê de moedas para esclarecer dúvidas.

O retorno dos Donut Lifts. Aparecendo pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 e ganhando o nome pelo fato de terem a parte inferior arredondada e com um buraco no meio, duas Donut Lifts podem ser vistas na parte superior direita da screenshot acima. As plataformas não aparecem num jogo tridimensional do Mario desde Super Mario 64, e está na hora de retornar. Portanto, cuidado ao pisar num bloco, pois ele poderá cair junto contigo assim que você tocar nele.

Super Mario Bros. 3... D?! O que roupas de guaxinim, Paragoombas, Donut Lifts e plataformas de setas têm em comum? Todas fizeram sua primeira aparição em Super Mario Bros. 3. E, considerando a quantidade de similaridades que coletamos somente a partir destas quatro screenshots e do logotipo provisório, podemos prever ainda mais referências ao famoso Mario 3.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

25 Comentários

  1. Estou realmente desatualizado.Isso TUDO foi novidade pra mim.

    PS:Sempre adorei SMB3 :)

    ResponderExcluir
  2. talvez seja um remake do super mario bros 3 =D, essa é uma boa possibilidade, não acham?

    ResponderExcluir
  3. ooou,vc viram q as "star coins" q tem uma na segunda imagem,ela nao se parece com as do news smbs?é igualzinah a do super mario galaxy 2,pode ser esse jogo um super mario galaxy 3....D,pode ser q nem o super mario galaxy 2,pegando varias libera fasses novas,pra mim isso ta mais pra um novo super mario galaxy,mais fico legal esse post,nao deixarao escapar nenhum detalhe,em só 4 fotos e um logotipo,q talvez nem seja o q vai ser de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu acho q pode ser um jogo de plataforma e um jogo 3d, porque se você analisar a 1ª screenshot o "?" e os blocos estão alinhados como se estivessem em um jogo 2d do mario. Isso é apenas uma suposição

    ResponderExcluir
  5. eu acho que é : Mario bros 3 com Mario galaxy 2 resumino um estouro !

    ResponderExcluir
  6. Será que não vai ser um "Super Mario Skyward Sword"? È claro que esse titulo não tem nada ver mais se for um Super Mario Galaxy 3 pode ser que seja igual a Zelda Skyward Sword, pode ter fases onde o Mario pode ir para o espaço e para Mushroom Kingdom, e o retorno dos itens clássicos de SMB 3. E o titulo talvez possa ser "Super Mario Bros 3... D" como o Jardim disse, só resta esperar até a E3 para mais novidades e surpresas da Big N.
    _______________________________________________________________________
    Acessem o meu blog Nintendo Game Fan

    ResponderExcluir
  7. Jardim você esqueçeu de falar das plataformas de setas que te leva de acordo com um pulo que é realmente notável ali na última foto.
    Mas com certeza é um remake de um dos melhores jogos da SÉRIE SUPER MARIO BROS. . Vocês não acham?

    ResponderExcluir
  8. @MATH, ele falou sim, está logo debaixo da foto, são as Donut Lifts.

    ResponderExcluir
  9. Se for um remaker de novas fases de SMB3... Vai ser legal.

    ResponderExcluir
  10. eu acho que deve ser um jogo que contém uma mistura de mario (plataforma) e mario (galaxy), formando uma mistura extraordinária. podendo conter algumas fases 3D e outras 2D.

    assim como foi no super paper mario de wii.

    ResponderExcluir
  11. Será que isso não é meio q um New Super Mario Bros 3DS com jogabilidade em 3D? Você controla a imagem com o circle pad e vc joga a fase?

    ResponderExcluir
  12. Imaginem se for estilo SMG, com itens clássicos( se for revelado a Racoon Mario nessa E3) e tudo de clássico, vai ser ótimo.
    Mas concordo com o que o Bernardo disse, parece também um New Super Mario para o 3DS. Bom, espero a E3.

    @Emmanoelbs - já postei no meu blog o que precisa para ser parceiro de um outro blog, ok? vê lá pra ser meu parceiro.

    ___________________________________________________________________

    Visitem meu Blog - www.reinodanintendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. O MARIO FINALMENTE VOUTOU DO ESPAÇO (ou nao né)
    mais minha previsao para esse titulo é 10 de dezembro (no japao)
    e ano que vem aqui

    muito boa a materia

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Mto massa, mas gente, eu gostaria de desencanar disso de SMG. Espero q seja uma aventura no reino do cogumelo e com os pés bem firmados no chão!
    Não digo q n quero um novo SMG, mas eu quero q continue no reino do cogumelo, lançaram o SMG2 a menos de um ano (acho).
    Além do mais, estão usando as star coins, se fossem fazer um novo SMG seriam as comet medals (só se puserem as duas juntas no jogo).
    O q eu mais quero msm é um SMB4 3D (se bem q disso tem um pouco menos chance, SMW já pode ser considerado SMB4 e essa série foi toda em 8/16-bit, se bem q foi lançada pro NES, com remake pra SNES e Wii)
    mais outra coisa, e aquele jogo novo do kirby pra Wii?

    ResponderExcluir
  16. Hmm... é impressão minha, ou naquela imagem dos Paragoombas há uma Comet Medal? Digo isso porquê, as Star Coins são totalmente douradas, enquanto as medalhas são brancas, com o revestimento dourado, e possuem um desenho de uma estrela com cauda de cometa.

    ResponderExcluir
  17. Eu também acho que deve ser um remake do Super Mario bros. 3,são muitas referências!!!

    ResponderExcluir
  18. talvez seja um jogo em que você possa jogar 2d e alternar para o 3d como em super paper mario para wii.e3...
    CHEGA LOGO!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olhem na ultima imagem, do lado daquele negócio azul em que o Mario está em cima não tem um negócio que parece um daqueles buracos negros de smg?
    É preto e tem contorno vermelho e parece estar "absorvendo energia".Bem, pode ser uma plataforma, e a "energia" só umas listras vermelhas na parede...mas se for um buraco negro, temos um SMG3-D!Agora é só esperar e juntar dinheiro para comprar...

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE MEUS AMIGOS EU ESTOU AQUI PARA DIVULGAR O SITE APOCALYPSEINFO SITE COMPRAS PELA WEB DE GAMES E INFO TEMOAS A PRÉ VENDA DO CONSOLE NINTENDO 3DS R$799,00 PODENDO SER PARCELADO EM ATE 12X EM TODOS OS CARTOES
    VISITE : WWW.APOCALYPSEINFO.COM.BR

    GARANTA JA O SEU!!!

    ResponderExcluir
  22. ^Hmph...
    Bem,será que o wart vai voltar?!(eu sei que ele é do Super mario bros 2,mais queria muito que ele voltasse)mais enfim,se tiver as mesmas dinamicas de super mario bros 3(como o tanooki mario,raccon mario e etc)já vai ta bom d+!

    ResponderExcluir
  23. e mais uma coisa, esqueceram daquelas moedas com carinha sorridente de super mario world! quando yoshi come um certo número de frutas em forest of illusion 1, vai botar um ovo de onde pode (ou vai) sair uma nuvem parecida com a do lakitu e q vai jogar essas moedas! q eu saiba devem valer o msm q uma moeda normal (n tenho certeza) e depois de um tempo a nuvem vai sumir!
    acho q a nuvem pode aparecer em outro lugar tbm, mas ali foi o primeiro e único lugar onde eu vi ela!

    ResponderExcluir
  24. não me animou nada.
    no começo eu tava feliz po ser talvez um new super mario bros 3 d,mas quando vi as imagens 3d,percebi q não era.
    agora to triste

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem