Miyamoto explica a decisão de desenvolver a série Mario nos anos '80

Como já é de sabedoria popular, Mario foi criado para o game Donkey Kong para arcades. Lá, o até então carpinteiro foi escolhido de dentro do jogo para dar continuidade àquela que viria a ser a mais famosa franquia dos video games. Você já se perguntou o porquê de Mario ter tido mais destaque naquela época ao invés de Donkey Kong, que dá nome ao game? É o que Shigeru Miyamoto, o criador de todo esse universo, explica ao site Techland.
"Bem, a primeira razão é a de que Donkey Kong é grande demais. E pelo fato dele ser tão grande, nós na verdade criamos o Donkey Kong Jr. para tentar dar vida ao mesmo tipo de personagem, porém num tamanho menor e melhor manejável. E, como estávamos olhando para uma resolução em 8-bit, Mario se tornou um personagem muito mais fácil de usar."
Esse foi apenas o primeiro motivo utilizado por Miyamoto para continuar explicando fatos dos primórdios da criação dos personagens. Ele ainda ressalta que o objetivo inicial era incluir o encanador em uma série de jogos distintos, tornando-o quase onipresente dentro dos games desenvolvidos pela Nintendo.
"Meu objetivo original é o de que eu realmente queria usar o Mario numa leva de jogos diferentes. Então, por exemplo, no jogo Punch-Out!! original, você pode ver Mario e Donkey Kong na plateia; você também vê Mario como o juiz do game Tennis". E então, acabamos pegando ambos Mario e Luigi e colocando-os em diferentes situações em vários jogos, e esta foi a direção que eu decidi tomar."
Isso prova que, desde o início, Miyamoto e sua equipe criativa já imaginavam Mario como o personagem maleável que é, do tipo que pode ser inserido em múltiplos cenários distintos.
"É mais ou menos comum na cultura popular do Japão que um criador pegue o mesmo personagem e o faça aparecer em mangás diferentes. Também é assim, ou talvez seja, o fato de Hitchcock aparecer em todos os seus filmes. É muito legal ver seu personagem aparecendo aqui e ali, seja em um papel grande ou não."
O autor do artigo, Evan Narcisse, aponta que Hitchcock já estrelou um de seus filmes como o próprio Hitchcock - similar ao papel de Stan Lee em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado. Será que isso significa que Miyamoto se vê como o Mario?
"[Risos] É, estou um pouco envergonhado, mas Mario é meio que meu sósia."
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

12 Comentários

  1. mario com certeza é onipresente em nossas vidas!!
    1º a postar d novo!

    ResponderExcluir
  2. Caramba! parece até que Jardim dá um premio pros primeiros comentar!
    Já aceço esse site no minimo 1 vez por dia a meses e ainda não entedi o que tem de mais!!!

    ResponderExcluir
  3. tbm não sei cara,o 1° a comentar deve ganhar o premio do show do milhão

    ResponderExcluir
  4. Mais essa historia eu já me lembrava,tem alguma coisa do Miyamoto falando que usariam o Mario em todos os games que criacem,(lembrei tá naquela intrevista em que conta o 1º nome do Mario).
    @Victor,Acho que é por puro sinismos,esse Negocio do First aqui pelo blog,não sei por que isso.

    ResponderExcluir
  5. queria uma materia sobre mario vs sonic...mais acho que nem precisa por que todos sabem que mario é mais famoso,mais forte,mais divertido e muito mais aventureiro

    ResponderExcluir
  6. @Luiz
    tirando aquele maldito final smash dele né?

    ResponderExcluir
  7. @Luiz o sonic e so um cagao que so sabe corre

    ResponderExcluir
  8. o unico poder so sonic é usando as esmeraldas e só o mario usar a capa com a estrela que ja ganha dele

    ResponderExcluir
  9. o mario so pula na cabesa dele eo sonic morre

    ResponderExcluir
  10. nao da ele é um porco espinho quando ele estiver correndo é só jogar uma casca de bananaXD

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem