O que é o Subespaço do universo do Mario?

No Marioverso, o que é o Subespaço? A dúvida foi enviada por nosso leitor Johnny, de Joinville (SC), que também é seguidor do site. A palavra "subespaço" pode ser aplicada em várias áreas da mídia e de pesquisas matemáticas; mas, no Universo do Cogumelo (que abrange os acontecimentos do roteiro da série Mario), o Subespaço ("Subspace") é uma dimensão alternativa, possivelmente paralela, de Subcon - que, por sua vez, é um reino formado por sonhos, cuja estreia foi marcada em Super Mario Bros. 2.

O Subespaço é, em suma, uma versão espelhada e obscura de Subcon a qual só pode ser acessada por meio de Poções Mágicas que criam portas transdimensionais. Como vimos no jogo, a mágica não dura muito tempo, e o personagem tem apenas alguns segundos para passar a mão nas vantagens do lugar - como vegetais (que resultam em chances extras de ganhar vidas no bonus game ao fim da fase), cerejas e um Super Cogumelo, que pode ou não aparecer, dependendo do lugar no qual você criou a porta.

No remake de Super Mario Bros. 2 para GBA, Super Mario Advance, você também pode encontrar Ovos de Yoshi no Subespaço após o Wart ser derrotado. O motivo disso, nem pergunte... Ninguém sabe!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. gando eu jogava mario bros 2 usa
    senpre queria saber oq tilha depois do resto da fase

    ResponderExcluir
  2. E quanto ao Subspace do Super Smash Bros. Brawl?

    ResponderExcluir
  3. Caramba,a peach parece a Pauline nessa screen.

    ResponderExcluir
  4. sempre q joguei esse jogo,só achava esse subespaço,e dava uma raiva joga com o luigi nessa parte,eu mirava pra pular em cima do cogumelo e ele voava por cima,mo raiva!

    ResponderExcluir
  5. O Luigi é o pior pesonagens para essa partes do game,um fase perfeita para ele é um onde não tenha um Birdo.

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha uma nostalgia relampago ao entrar no subspace XD,...pela musica classica de SMB 1-1...mas era tão rapido, as vezes no SMA eu dava pause, pra ouvir essa versão da musica, ja que com o jogo pausado a musica continuava rs...

    ResponderExcluir
  7. nunca joguei sma mas no nes sim :O) jardim vai no orkut do reino postei umas coisas que valem ouro :O)

    ResponderExcluir
  8. Cara valeu por responder! essa dúvida me assombra desde que li Scott Pilgrim, que pra quem não sabe é um gibi em estilo mangá, de 7 edições, se não me falha a memória, o gibi é cheio de referencias aos jogos dessa época e lá também tem um subspaço.

    Em certo momento o personagem principal Scott, pergunta a sua namorada Ramona sobre o subspaço, e completa dizendo " Então é igual ao do Super Mario Bros 2?". Pra quem não leu a HQ, eu recomendo faz referências a jogos antigos.


    Vlw Jardim por esponder, só consegui ver agora, pois estou meio ocupado essa semana, mas vlw mesmo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem