"Have at you!": O Trovejante Dossiê Mr. L

Senhoras e senhores, moças e rapazes, meninos e meninas... Birdo... o Reino do Cogumelo prepara a matéria mais requisitada de todos os tempos: o dossiê do Mr. L, também conhecido como o Trovão Verde (The Green Thunder), o vilão mais popular de Super Paper Mario. Segure-se firme na cadeira, pois uma trovoada de informações está por vir.
"O Trovão Verde ataca como relâmpago!"
- Mr. L, Super Paper Mario
Mr. L é, na verdade, um vilânico Luigi sob o efeito de uma lavagem cerebral, que serve como um fiel acólito do maligno Conde Bleck.

História
Homem de Verde: O Hospedeiro Ideal
Muitas vezes, é implicado que Mr. L/Luigi seja o "homem de verde" referenciado nos livros Light Prognosticus ("o prognóstico da luz") e Dark Prognosticus ("o prognóstico da escuridão"), ambos os quais afirmam que este homem de verde e suas afiliações determinarão qual das profecias é a verdadeira. A partir disso, podemos tomar a certeza de que, se Luigi tivesse se mantido na forma de Mr. L ao longo de toda a jornada, o Prognóstico das Trevas teria se preenchido, e todos os mundos (nome dado a todas as dimensões do multiverso) teriam sido absolutamente erradicados, integrando a forma hipnotizada e maligna de Luigi ao fim de Super Paper Mario. Dimentio, o mágico bobo-da-corte e antagonista principal (ao lado de Conde Bleck), até mesmo afirmou que o Prognóstico das Trevas menciona Luigi como o hospedeiro ideal para o Coração do Caos (Chaos Heart).

História Anterior (como Luigi)
Transportado para o Castelo Bleck junto com toda a Koopa Tropa, o Luigi, ainda inconsciente, presenciou o casamento forçado de Bowser com a Princesa Peach no saguão matrimonial do castelo. Quando Luigi ganhou consciência durante o casamento, ele tentou salvar a princesa dos cogumelos das garras de Conde Bleck e seus associados, mas acabou por provocar o Coração do Caos e foi aparentemente mandado para outro corredor do estabelecimento.

Depois do Capítulo 2, os jogadores podem controlar este Luigi aturdido, que acabara de ganhar consciência. Sendo manipulado por um par de Goombas (um dos quais se chamava Gary), Luigi iniciou uma tentativa de salvar seu grupo e à Princesa Peach, mas acabou entrando num beco sem saída: o encanador verde foi rodeado pelas forças de Nastasia, o braço direito de Conde Bleck. Aqui, o destino de Luigi não foi revelado explicitamente, mas ele pareceu ter sido pego pelos soldados das forças do mal e aparentemente hipnotizado por Nastasia, que já previa o papel do "homem de verde" nos prognósticos.

Encontros com os Heróis
Depois disto, o vilão conhecido como Mr. L misteriosamente dá as caras em Whoa Zone, onde ataca o pobre alienígena Squirps. É quando ele encontra os heróis pela primeira vez, e quando a primeira batalha no estilo "mini-boss" é travada: durante ela, Mr. L é capaz de se recuperar usando Shroom Shakes (milk-shakes de cogumelos), mas, graças ao personagem Thoreau, que está ao lado de Mario, a bebida pode ser tirada das mãos do vilão e usada para o bem da equipe - e para a equipe do bem. Ao cair por terra pela primeira vez, Mr. L se impressiona com as habilidades de batalha de Mario e seus amigos, mas não demora muito até que ele invoque a presença de seu gigantesco "irmão" mecânico: um robô chamado Brobot, que daria um fim aos oponentes da luz. A tela é rasgada ao meio, transportando todos os personagens para o espaço sideral, que passaria a ser a arena de luta. Os eventos supracitados podem ser conferidos no vídeo abaixo:


Frente a frente com sua derrota, Mr. L escapa, jurando que a batalha ainda não acabara naquele instante.

Desentendimento com os Demais Asseclas de Conde Bleck
Mr. L apareceu novamente após o Capítulo 4, no qual era mostrado como tendo orgulho excessivo até mesmo junto a seus parceiros, agentes de Conde Bleck, visto que deprecia suas capacidades em comparação com as suas próprias - chegando a apelidar seus colegas de "servos juniores". O'Chunks e Mimi, obviamente, reagiram negativamente, relembrando o Trovão Verde de sua derrota contra o encanador; em resposta, Mr. L afirma ter somente ridicularizado Mario, e que em breve ele o derrotaria de uma vez por todas. Depois disso, Conde Bleck discursa sobre o potencial do homem de verde.

Os Planos de Mr. L
No intervalo após a derrota do Rei Croacus, Mr. L expressa um desejo em fazer outra tentativa de destruir os heróis com seu recém-reparado Brobot. No entanto, Nastasia retransmitiu um comando de Conde Bleck para que os asseclas não atacassem, impedindo que Mr. L executasse seu plano; Dimentio, entretanto, incentivando o cumprimento de suas próprias ambições, logo mandou Mr. L e os demais asseclas para o ataque, supondo que Conde Bleck ficaria grato se acabassem com os joguinhos de Mario, Peach e Bowser por conta própria.

Um Novo Duelo
Como previsto, Mr. L reapareceu em na forma destruída do Sammer's Kingdom, onde tomou o Coração Puro de Sammer's Kingdom para si e, com a ajuda de seu novo e melhorado Brobot, acoplou todos os heróis ao campo de batalha novamente. Porém, ele perdeu a briga para Mario, Peach e Bowser, ferindo sua confiança e fazendo com ele fugisse novamente - deixando o Coração Puro para trás.

O Aparente Fim de Mr. L
Depois da equipe do encanador ter deixado o Mundo do Nada (World of Nothing), Mr. L foi mostrado numa cena onde ponderava sua incapacidade de vencer os heróis por si só. Pouco tempo depois, ele foi confrontado por Dimentio, que tentou destruí-lo com a aparente base de que, tendo perdido mais uma vez, Mr. L seria incapaz de mostrar seu rosto para Conde Bleck novamente (quando, na verdade, Dimentio planejara desfazer a hipnose de Mr. L e fazer com que Luigi se reunisse ao seu irmão Mario para que eles o ajudassem a destruir o Conde Bleck, um objetivo comum para Dimentio). Dimentio com sucesso conseguiu matar o Mr. L - dando-lhe seu Game Over final, que o mandara para o submundo conhecido como The Underwhere, onde repousam as almas daqueles que já se foram.

A Criação de Super Dimentio
Destruindo-o, Dimentio curou Mr. L da hipnose de Nastasia e o reuniu ao Mario, fazendo com que o Luigi normal como o conhecemos se unisse à equipe dos Heróis da Luz - nome dado aos seres lendários que profetizariam o Prognóstico da Luz impedindo que o universo fosse destruído pelo poder do caos: Mario, Luigi, Princesa Peach e Bowser. Depois de um tempo lutando pelas forças do bem, o destino de Luigi infelizmente foi iminente: o encanador verde foi usado por Dimentio uma vez mais para dar vida não somente ao temível Mr. L, como a algo muito maior... Fundindo a si mesmo com Mr. L e com o Coração do Caos, o resultado foi o tenebroso Super Dimentio, um gigantesco boneco/palhaço que assemelha-se a um Luigi totalmente desestruturado. Aparentemente eliminando a sensibilidade do novo Mr. L, Dimentio assumiu completamente o controle de Super Dimentio, desafiando os Heróis da Luz remanescentes. Com ajuda do Conde Bleck e seus asseclas, os mocinhos foram capazes de convocar o poder dos Corações Puros para destruir Dimentio e o Coração do Caos, restaurando Luigi e aparentemente apagando sua lavagem cerebral e livrando-o da manipulação hipnótica pela qual estava subjugado.

Persona-L-idade
Um vilão honrado, Mr. L é massivamente pretensioso e autoconfiante, um contraste forte ao medroso e relutante Luigi. Ele pensa muito sobre si mesmo e torna públicas suas convicções - às vezes ao ponto de propositalmente irritar a outros personagens do jogo. Com uma crença quase cega em suas próprias habilidades, sente-se chocado por seus fracassos ao longo da série. O fato de revelar uma atração pela Princesa Peach tal como inveja da capacidade de saltos do Mario aponta sua ousadia. Sua lealdade ao Conde Bleck, embora fosse retratada como profunda (com grande anseio por impressionar o conde), nunca foi claramente explicada, e ele parecia não se importar com o preço que todos os mundos pagariam com a concretização dos planos de Conde Bleck.

Luigi? Você Ainda Está Aí?
Mr. L costumava apelidar alguns dos personagens do jogo em trovas burlescas. Ao Mario, ele se referia como "Sr. Pulaotempotodo" ("Mr. Jumpsallthetime"), à Peach, se referia como "Srta. Sequestradasempre" ("Ms. Alwaysgetskidnapped") e, ao Bowser, Mr. L se referia como "Sr. Éderrotadootempotodopelocaravermelhodebigode" ("Mr. Getsfoiledallthetimebytheredguywiththemoustache"). Isso pode implicar que Mr. L ainda mantinha uma parcela de memória de quando era Luigi, reconhecendo em nível subconsciente Mario, Peach e Bowser.

Poderes e Habi-L-idades
As capacidades de luta de Mr. L são praticamente as mesmas de Luigi: ele corre e pula como se fosse um personagem jogável e também é capaz de executar o Super Pulo, um movimento que é marca registrada de Luigi em Super Paper Mario. Somado a isso, Mr. L possui uma habilidade única de ocasionalmente reviver sua saúde com um suprimento infinito de Shroom Shakes. Mr. L também mostra intimidade com equipamentos mecânicos (coisa que, exceto por um tabuleiro mecânico na série Mario Party, não é do feitio de Luigi). Mr. L possui capacidade para construir, atualizar e pilotar seu próprio Brobot, sendo o pioneiro da arte na qual ele se refere como "brobótica".

Curiosidades Trovejantes
• De acordo com o InterNed, a música-tema do Mr. L se chama "Mr. L, Green Thunder".
• O apelido de Mr. L, "Trovão Verde", pode ser uma referência à habilidade Thunderhand que Luigi obtém em Mario & Luigi: Superstar Saga.
• Com exceção de Dimentio e Nastasia, asseclas do Conde Bleck, ninguém, nem mesmo seu próprio irmão Mario e a mágica Tippi conseguiram descobrir que Mr. L era, na verdade, uma versão hipnotizada de Luigi - até o fim do jogo.
• Aliás, mesmo não sabendo sobre a verdadeira identidade de Mr. L, os demais personagens de Super Paper Mario sentiam que o conheciam de algum lugar. Isso foi feito ambos para alívio cômico e para facilitar o desenvolvimento do roteiro do jogo.
• Os jogadores da versão em inglês de Super Paper Mario podem notar uma frase de efeito utilizada com frequência por Mr. L, que confunde até mesmo os simpatizantes na linguagem inglesa: "Have at you!". Sempre que você ouvir isso, prepare-se para cair na porrada: have at you é uma exclamação que indica que alguém está prestes a golpear a pessoa à qual a frase foi direcionada. Para o português, a tradução tem que ser bem pensada e adaptada.
• Embora Dimentio tenha tomado controle sobre a consciência e personalidade de Super Dimentio (se é que a criatura tem alguma), o chefão exprime, vez ou outra, brados de guerra que caem mais no estilo de Mr. L, como "VEEEEEERDE!" e "PODER-L!".
• O nome de Mr. L em espanhol é "Señor L".
• Embora não exista nenhuma conexão oficial com o personagem Waluigi, existem algumas semelhanças entre os distintos antagonistas da série Mario: o "L" invertido nos chapéus (não se confunda, pois são invertidos de modos diferentes para cada personagem) e o riso dado por Luigi no mundo 4-4, que soa praticamente igual ao de Waluigi, fortalecem o fato.
• A única aparição de Mr. L fora de Super Paper Mario foi como forma de uma menção em Super Smash Bros. Brawl no trophy de Paper Luigi. Esta menção de uma só frase afirma que Luigi possui uma "relação íntima" com Mr. L, descartando a lavagem cerebral. Isso pode ter sido intencional para não estragar o final do jogo, que é quando a identidade Mr. L é revelada.
Lista de leitores que requisitaram pelo dossiê Mr. L:
matheusdelosso, yuri, Cauan Newton, Nicole, Jerônimo, Little Mac, andresswada@hotmail.com, Filipe Simões Marques.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

21 Comentários

  1. chegou o mais aclamado dossiê da história do reino do cogumelo!!!
    muito bom jardim,perfeito!!!

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAtttttttttéééééééééé que em fiiiiiiiiiiiiimmmmmmm!!!!!!!!!!!
    chegou o lendario "o dossiê do Mr. L" muito legal XD

    ResponderExcluir
  3. Mto bom. Vou dizer que eu esperei muito por esse dossie! PARABENS MESMO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. "Não é só porque você é vermelho significa que é o mais forte,Have at You"
    Eu tinha ate esquecido que pediram um dossie do Sr L,esse foi aclamado com aleluias,Outra que vai ser aclamado com aleluias é a ultima parte do Super Mario Adventures que tá um pouco atrasado,a ultima edição foi em MAIO.

    ResponderExcluir
  5. ótimo dossiê Jardim, esse Paper Mario é muito show!, mas porque o pessoal estava tão empolgado?

    ResponderExcluir
  6. De fato, essa foi uma das melhores matérias que eu já vi pelo Reino. E vale considerar que o Mr. L é um personagem bastante desenvolvido e com personalidade. Eu tenho vontade de vê-lo em ação novamente. Será que ele aparecerá no Paper Mario 3DS, ou algo assim?

    ResponderExcluir
  7. E então o dossiê do Mr. L enfim...

    "Senhoras e senhores, moças e rapazes, meninos e meninas... BIRDO..."
    ASHUASHUASHU

    ResponderExcluir
  8. Aleluia, aleluia,aleluia,aleluia,aaalleeeeeeluuiaaaaaaaaa.
    Que Felicidade,valeu reino do cogumelo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. OMG! O_O
    sempre quis saber mais sobre o Mr. L e_e

    ResponderExcluir
  10. É sério eu gosto mais do MR L do que do Luigi e até do proprio Mario

    ResponderExcluir
  11. A melhor matéria da história,mas cá pra nós cadé o dossiê dos Chain Chomps?

    ResponderExcluir
  12. O Mr. L é um dos chefes mais fáceis do jogo, na verdade, achei todos fáceis, até o Super Dimentio, e o Wracktail, o jogo também foi fácil, porém foi um dos mais divertidos que eu ja joguei.

    ResponderExcluir
  13. pidi pro meu pai compra esse jogo,como eu ainda não joguei acho dificiu só pidi pra ve o mr luigi

    ResponderExcluir
  14. Valeu a pena esperar tanto! Melhor matéria do reino do cogumelo, nota 10!

    ResponderExcluir
  15. oi gente,eu ja li essa mas eu vim aqui pra fala uma coisa pela segunda vez que eu li ESSA É SHOW DE BOLA!!!

    ResponderExcluir
  16. Já repararam como o brobot se parece com o Andross do Star fox até mesmo aquele ataque em que ele suga o ar e engole o mario junto com um monte de pedras e depois cospe.
    Eu acho que talvez seja uma referência ao Star fox.
    Caso alguém não tenha joga do Star fox 64 e não conheça andross aui tem um vídeo onde você pode conferir a semelhança.
    http://www.youtube.com/watch?v=RcKFAFyvg90

    ResponderExcluir
  17. Como o Mario não reconhece o Mr L como Luigi na 1º vez, ele é muito burro

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem