Toque nos Fuzzies, fique confuso

O leitor Igor nos apontou um fato que intriga muitos jogadores mariomaníacos desde os anos '90. Em Super Mario World, existem criaturas parasitas, pretas e feias de doer: os Fuzzies. Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, existem criaturas brancas, flutuantes e alucinógenas: os Fuzzies. Apesar de compartilharem o mesmo nome, o que as criaturas têm em comum? A resposta é um retumbante "nada".

Os Fuzzies pretos, vesgos e dentuços são parasitas da pior qualidade: com uma só mordida, eles conseguem sugar os Heart Points dos inimigos. Apesar de alguns saberem falar e conseguirem raciocinar bem, Fuzzies são conhecidos por serem selvagens e não civilizados. Alguns Fuzzies também têm a habilidade de secretar um tipo de teia com seus corpos, o que parece ser nojento logo à primeira vista. Os Fuzzies pretos são os mais clássicos e recorrentes da série Mario, dando as caras em New Super Mario Bros. Wii, Super Mario Galaxy 2 e nas séries de RPG Paper Mario e Mario & Luigi (na última, em Superstar Saga, os Fuzzies regulares eram disparados por uma subespécie maior, o Fuzzbush).

Já em Yoshi's Island, vemos uma criatura flutuante, peluda e que se assemelha a um esporo. Este aqui não tem absolutamente nada a ver com os Fuzzies pretos, seja em aparência, funcionalidade ou conexão racial. Uma das coisas mais interessantes na série Yoshi é que eles dão nomes biológicos para os inimigos, descrevendo como eles podem ser de classes diferentes. O Fuzzy branco é um membro da família Dudim Phreykunoutonthis - lido rápido, soa como "dude, I'm freakin' out on this" ou "cara, tô ficando maluco com isso", o que descreve exatamente os efeitos do Fuzzy branco - tocar nele, faz com que Yoshi sofra efeitos alucinógenos, tais como: enxergar a fase (que ficará girando e se distorcendo), caminhar e mirar ovos.

O culpado pela igualdade de nomes? O grupo de tradução americana da Nintendo, que rebatiza os personagens com nomes em inglês. O nome original do Fuzzy de Yoshi's Island é Watabō, algo como "povo de algodão"; em francês, é chamado de Cotonou (trocadilho com "cotonneux", que significa "fofo") e, em alemão, ele é chamado de Sporky (que vem de "spore", ou seja, esporo). Somente o nome americano é que ficou igual.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

12 Comentários

  1. aquelas coisas em Paper Mario 64 tambem são fuzzies?

    ResponderExcluir
  2. Esses nomes biológicos, onde pode-se achálos? Só após zerar o game?

    ResponderExcluir
  3. o que sao aqueles cranios que come a superficie de super mario galaxy 2 no chefão do mundo 2 ?????????????????????????

    ResponderExcluir
  4. LOL quando yoshi engolia um dos brancos no jogo ele dava um peido

    ResponderExcluir
  5. Renan
    São Dry Bones ! : D
    (Dry bones comedores de chão ! :S)

    ResponderExcluir
  6. Caras, quanta pergunta!
    @bruno Hnrq: Sim!
    @Ezequiel Vargas Bragança: Numa revista oficial da Nintendo Power. Qualquer dia eu posto por aqui em artigo individual.
    @Renan: Mattermouths. Eles são, como disse o @rthur#, Dry Bones comedores de chão.

    ResponderExcluir
  7. como é duro ser dono de um blog né Jardim? XD

    ResponderExcluir
  8. Ah, no fim das costas, adoro essa interação toda!

    ResponderExcluir
  9. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIGOTHIGHHIGHHIGH /jardimentendeu

    ResponderExcluir
  10. jardim foi mals eu colocar esse site aqui tão tarde (pq eu conheço ele a seeeculos) mas ele e mto legal, é sobre NSMBW! é mto legal!

    http://mariobroswii.com/#

    vai lá q é massa d+

    ResponderExcluir
  11. Esses caras são muito chatos ficam me seguindo no Super Paper Mario.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem