Conheça os Tanoombas

Eis uma matéria que eu sempre quis fazer: nosso leitor Marcos Henrique Zanetti nos requisitou um artigo especial sobre uma rara subespécie de Goombas encontrada na série Mario & Luigi: os Tanoombas. Esses caras me deram muita dor de cabeça em Mario & Luigi: Superstar Saga, onde fizeram sua primeira aparição ainda quando o jogador estava em um level desconfortável para batalhar contra as criaturas. Tanoombas, como implica o nome, são Goombas similares a Tanookis, ou Guaxinins - de uma forma ou de outra, eles são uma referência aos power-ups Raccoon Mario e Tanooki Mario, de Super Mario Bros. 3.

Tanoombas vivem em ambos os reinos do Cogumelo e do Feijão (Beanbean Kingdom) que possuem uma poderosa capacidade de imitação, sendo capazes de se transformar em diferentes objetos e criaturas. No entanto, os Tanookis continuam sendo identificáveis por características de guaxinim (ou folhas) que possam aparecer em suas transformações. Durante os eventos de Mario & Luigi: Superstar Saga, os Tanoombas eram vistos habitando a área norte de Beanbean Castle Town, a cidade que fica na beirada do Castelo do Feijão. Como forma de ataque, o Tanoomba se transformará numa réplica de Mario ou Luigi, só que com um rabo de guaxinim. Depois de um tempo, porém, fica fácil lidar com esses clones: o Tanoomba, depois de se transformar, atacará o Irmão Mario no qual não terá se transformado. Por exemplo, se um Tanoomba se transforma em Luigi, ele atacará o Mario verdadeiro; se ele se transformar em Mario, atacará o Luigi verdadeiro. Para contra-atacar, basta sentar o martelo no clone ou, se os Tanoombas não se transformarem, pular de seus golpes com a cauda.

Em Mario & Luigi: Partners in Time, os Tanoombas viviam em Thwomp Volcano, e na montanha, eles usam uma variedade de disfarces para ajudá-los a capturar suas presas - viajantes suspeitos. Aqui, as transformações variam mais: Tanoombas podem se transformar em um aparentemente amigável Toad (com um rabo de Guaxinim), uma 100 Gold Coin (com rosto do Tanoomba), um Bloco "?" (com uma folha no topo) ou até mesmo num Thwack, a espécime colorida de Thwomp que conta com olhos amarelados e, nesta transformação em especial, com um rabo de guaxinim. Em batalha, é pior ainda: as criaturas podem usar seus poderes transmorfos para se tornarem Thwomps ou balões; ambas as transformações podem ser evitadas pelo Martelo. Fique esperto: se um Tanoomba girar no ar antes de atacar, ele atingirá Luigi, e se não girar, atacará Mario. Como se não bastasse, os Tanoombas ainda podem se transformar em cascos verdes de Spiny.

Também em Partners in Time, existe uma versão muito pior do Tanoomba chamada Tashrooba, que é basicamente um Tanoomba shroobificado pelos alienígenas. Ele é roxo, de olhos vermelhos e muito medonho.

Como você pode ter percebido, Tanoombas são, claramente, Goombas em posse da Super Folha de Super Mario Bros. 3. A Folha inclusive é utilizada pelas criaturas em suas testas. Sobre o poder de transformação, o Tanooki é uma criatura similar a um guaxinim da mitologia japonesa que é um mestre do disfarce e de mudança de forma. Somado a isso, o Tanooki precisa de folhas mágicas para ajudá-lo a usar seus poderes. Legal, né? Continue ligado no Reino do Cogumelo para mais curiosidades bacanas direto do mundo do encanador.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

  1. Jardim Tanooki e Guaxinins são diverentes: Os guaxinins podem apenas voar e bater com a calda e o item é a folha...
    Já o Tanooki é : pego pela roupa de Tanooki e tem os mesmos poderes o que o Guaxinim a diferença é que ele pode ficar em modo estátua por 5 segundos ( Para ativar esse modo no Wii, apenas aperte para baixo e dps o 1) ( Outra coisa o Super Mairo Bros.3 apenas é comprado no Wii Shop Channel por 500 Wii pontos)... Ok =) Ahhh flndo em SMB3 EU FECHEI ELE NO WII MAIS FECHEI TODAS AS FASES E COM A FLAUTA =D num canso de para de joga =)

    ResponderExcluir
  2. É até fácil raciocinar: Raccon Mario pode se transformar assim como os Tanoombas, mas Mario se transforma só numa estátua, já os Tanoombas são mais poderosos. Imagine voce jogando New Super Mario Bros Wii e aparecer um desses em forma de um casco Spiny! Ainda bem que no jogo RPG Mario tem um martelo...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem