Wii ajuda soldados feridos

Os benefícios dos video games a cada dia mais atingem novos e espetaculares padrões. Recentemente, os pesquisadores da Universidade de Kansas State descobriram que o Wii Fit, o jogo de exercícios que, você sabe, acompanha o Nintendo Wii, ajudou a aumentar o balanço de um soldado com danos de trauma cerebral, um problema que os militares costumam enfrentar após servir numa guerra massiva como no Afeganistão e Iraque. Shawna Jordan, professor e assistente de pesquisa de nutrição humana, e Laurie Hildebrand, pós-graduada em treinamento atlético e pré-tratamento físico da St. John High School, estão estudando a eficácia do Nintendo Wii na reabilitação dos soldados. Os resultados mostraram melhoras positivas no equilíbrio e satisfação do usuário para um indivíduo em tratamento neurológico. Sobre o assunto, Hildebrand diz:
"O Wii foi lançado em alguns anos e tem sido usado em ambientes como hospitais, casas de enfermagem e clínicas para todo o tipo de reabilitação, mas não há muitas pesquisas publicadas que mostrem sua efetividade. Danos de trauma cerebral são uma grande preocupação que os soldados no Iraque e Afeganistão confrontam agora."
Hildebrand afirma que danos por trauma cerebral possuem muitos sintomas, incluindo perda de memória e mudanças nas funções de comportamento e cognitiva. Os pesquisadores estão especificamente focados no aspecto físico da restauração do balanço, e para isso, eles usaram a Wii Balance Board e jogos que incluem as atividades de treinamento de ioga, balanço e força. Segundo eles, o Wii é diferente de qualquer outra tecnologia virtual utilizada nas reabilitações; suas vantagens incluem o fato de que é barato, acessível e fácil de usar. Como acompanhamento, a pesquisa inclui a possibilidade da inserção do Wii na reabilitação de outras condições, incluindo lesões como tornozelo e joelho.

Hildebrand, que vai estudar terapia física na University of Kansas School of Allied Health, disse que o projeto foi sua primeira experiência de pesquisa.
"Antes deste projeto, eu nunca pensei em fazer a pesquisa. Eu descobri que eu realmente gostei. Eu sei que, como parte dos requisitos para terminar a escola de fisioterapia, tem que haver um projeto de pesquisa. Isto deu-me a experiência que eu poderia ser capaz de usar mais tarde, nesta pesquisa".
Vale tudo no Wii Fit e na guerra.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem