Super Mario Land e seu mestre musical

Num comentário enviado pelo leitor luis eduardo em nossa Central de Dúvidas, foi requisitado um artigo sobre Super Mario Land e seu mestre musical. Como o pessoal do Reino do Cogumelo ainda não está trabalhando com análises de jogos retrôs (embora seja um ítem em nossa lista), lá vai apenas um trechinho de informação sobre o jogo, seguido do criador das sensacionais músicas do jogo.

Super Mario Land foi lançado para Game Boy em 1989, e diferente de outros jogos do Mario, ele toma palco nos domínios de Sarasaland, e não no Reino do Cogumelo; a donzela em perigo do jogo também mudou, passando a ser a Daisy, que deu as caras pela primeiríssima vez. Um alienígena chamado Tatanga foi o respnsável pela dominação de Sarasaland, e os nomes dos inimigos são estranhamente diferentes: a maioria deles são reconhecidos por seus nomes originais em japonês, incluindo criaturas que se parecem com os Goombas. A razão óbvia por trás das mudanças trágicas do ambiente á atribuída a Gunpei Yokoi, a mente que assumiu o desenvolvimento do jogo ao invés de Shigeru Miyamoto, que era o "padrão" da criação da série. O jogo ganhou duas sequências: Super Mario Land 2: Six Golden Coins e Wario Land: Super Mario Land 3.

O compositor das músicas do jogo, que cantarolamos de vez em quando ou tocamos na flauta doce (ah, esse sou eu) é Hirozaku "Hip" Tanaka. Nascido no dia 13 de dezembro de 1957, Hip é conhecido por seus trabalhos de composição para video games da Nintendo. Atualmente, ele é o presidente da Creatures, Inc., uma subsidiária da Nintendo lançada em março de 1989 (quando era conhecida como Ape, Inc.). Hirozaku Tanaka foi o responsável pelos efeitos sonoros de Space Firebird (1980), pela trilha de Donkey Kong (1980), Pac-Man Fever (1982), Donkey Kong Jr. (1982), Mario Bros. (1983), Urban Champion (1984), Balloon Fight (1984), Wild Gunman (1984), Duck Hunt (1985), Gyromite (1985), Stack Up (1985), Wrecking Crew (1985), Kid Icarus (ou Hikari Shinwa: Palthena no Kagami, 1986), Metroid (1986), Famicom Wars (1988), Tetris (1989), Super Mario Land (1989), Mother (com Akio Ohmore, Ritsuo Kamimura e Keiichi Suziki, 1989), Ballon Kid (Ballon Fight para Game Boy, 1990), Dr. Mario (1990), Fire Emblem: Ankoku Ryu to Hikari no Ken (1990), Earthbound (Mother 2, 1994, com Keiichi Suzuki), Game Boy Camera (1998) e Super Smash Bros. Brawl (junto a vários compositores, em 2008).

Pelo menos alguns desses você conhece, não é? Hip sempre esteve lá, presentando nossos ouvidos com sinfonias melodiosas e marcando história ao lado de pessoas fundamentais à indústria dos video games.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem