O que significa "okey-dokey"?

Enviada por Denise em nossa Central de Dúvidas. Como você deve saber, Okey-Dokey é uma famosa frase de aprovação usada por Mario ou Luigi nos jogos da série e outras mídias. O que significa, de onde vem, pra onde vai? Tantas perguntas... felizmente, você conhece o lugar perfeito para ter a resposta!

Okey-dokey é uma pequena frase variante de "okay". A frase surgiu no século 20 e apareceu pela primeira vez numa impressão da edição de 1932 de American Speech. A frase possui várias variantes e diferentes modos de escrita, mas todas elas são, no geral, variantes duplicadas de "OK", utilizando o sistema favorito de frases feitas com duas palavras - a rima. Como uma reduplicata, é propriamente separado por um hífen.

Assim como "OK", "okey-dokey" é usado para indicar que tudo está bem, tudo tranquilo, certo, afirmativo. Também pode ser usado como resposta positiva a um pedido. Agora que já sabe o que significa, que tal implementar a frase em seu dia-a-dia? Let's-a go, okey-dokey!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

7 Comentários

  1. nos jogo Mario e Luigi o luigi sempre fala Okey Dokey pro mario quando vai começar uma partida
    agora eu entendi o pq :D

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta,Denise!Boa resposta ,Jardim!

    ResponderExcluir
  3. nossa muito esclarecedor, eu sempre quis saber

    ResponderExcluir
  4. Encanadores italianos também tem gírias! XD

    ResponderExcluir
  5. Eu vi a mesma palavra,mas só que ela é escrita diferente de um jeito mais brasileiro:http://i40.tinypic.com/2s7z121.jpg
    Jogo:Persona 4
    Persona 4 é um otimo jogo para pessoas que gostam de misterios,de acorda com uma revista ele é o melhor jogo com enredo investigativo desde 1994(Qual seria?)e na minha opinião têm uma otima trilha sonora bem melhor do que o antesesor,são como as musicas da saga Mario & Luigi:sempre a mesma musica nás lutas normais,uma diferente para os chefes,e outra para o chefe final e secreto,uma das areas do jogo era uma estrenha fortaleza feita de 8-bits,sim aqueles cubus que vemos em arcades e nes,mas infelismente não a uma referencia a Mario neste lugar.

    ResponderExcluir
  6. muy legal aro qi lá ninã estai muy cierta

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem