O que desenvolvedores de jogos têm a dizer sobre o 3DS

Quando a Nintendo anunciou um novo portátil que produzirá imagens em 3D sem a necessidade de óculos, a internet entrou em supernova. Todo mundo formou uma opinião, rumores começaram a brilhar e a notícia alagou os sites de video game do mundo todo. Estes sites estçao recheados com suas prévias e análises prematuras sobre o Nintendo 3DS, mas o que as companhias de desenvolvimento de jogos têm a dizer?

Mark Brown, do Pokégamer, reuniu opiniões de algumas empresas responsáveis pelo desenvolvimento de inúmeros títulos para DS. A francesa Arkedo Studio, conhecida pelos jogos Big Bang Mini e Nervous Brickdown, é obviamente fã de manobras visuais inusitadas. A fundadora da empresa, Camille Guermonprez, mencionou que investiram tecnologia lenticular. Com relação ao 3DS, Guermonprez diz, "Isso pode ser muito empolgante. Como você já pode saber, a Arkedo sempre adora quando temos que pegar uma característica ergonômica específica e brincar com ela. Então, com o DS-do-futuro, mal podemos esperar pra colocar nossas mãos nele. Definitivamente parece ser divertido e o potencial pode ser enorme".

O dono e diretor criativo da texana Renegade Kid (empresa por trás de Moon e do futuro Dementium II: The Wand), Jools Watsham, está extremamente impressionado com o aparelho. "Baseado no que ouvi sobre as especificações do 3DS, acho que será o melhor portátil de todos. Para ser honesto, acho que o aspecto em 3D do console é somente a cobertura do que já é um sistema extremamente poderoso. Espero que o 3DS tenha o poder gráfico de um GameCube, somado a todas as outras delícias como duas telas, vibrador, controle de movimento, wi-fi e um controle analógico". Jools também afirma que está muito interessado em produzir algo para os portáteis.

A desenvolvedora Creat Studios, de Massachussetts, já fez três jogos para o DS até agora, incluindo Insectide e Tony Hawk's Motion, e não mostra sinais de parar. Ao ser questionado sobre seu interesse em desenvolver algo para o DS, o diretor de desenvolvimento de negócios Scott Hyman disse, "é claro! Quem não estaria? Estamos sempre empolgados com o potencial que um novo console da Nintendo pode trazer ao mercado. Acho que o 3D em geral é uma boa ideia, especialmente se ele amplia a experiência de jogabilidade", disse Hyman, se referindo ao potencial de jogatina 3D portátil. "Tanta coisa foi feita em 3D no cinema, mas acho que nossa mídia é muito mais apropriada para tirar vantagem da tecnologia. Enquanto o 3D não amplia a narrativa, ele pode oferecer muito, muito mais aos aspectos interativos do que os jogos podem criar, e colocar o jogador num ambiente de muito mais detalhes porque o jogador pode explorar e fazer escolhas."

A livraria enorme da Engine Software inclui aproximadamente 30 títulos para DS, sejam propriedades da Marvel e Disney ou o popular RPG Puzzle Quest. A Engine deu a resposta mais reservada: quando a maioria dos desenvolvedores disse que ainda nem sequer tocaram no 3DS, o vide-presidente de desenvolvimento Ruud van de Moosdijk disse que não podia responder a essa pergunta; no entanto, eles estão interessados em qualquer coisa que a Nintendo trouxer ao mercado. "A Engine Software é uma seguidora leal da Nintendo em geral, e nós vamos continuar assim nas plataformas futuras da Nintendo." A reação da Engine espelha e de outros desenvolvedores, e oferece alguns conselhos sábios: "Estamos empolgados com a ideia de 3D num aparelho portátil, mas mesmo assim não é a tecnologia que faz um jogo, mas os jogos que fazem a tecnologia. Nós temos confiança na Nintendo para oferecer opções novas e inovativas para ambos os desenvolvedores e consumidores."

O ODenis Studio é mais conhecido por jogos como Glory Days 2 e Pop Island. O fundador da companhia, para quem deu seu nome, Olivier Denis, não é estranho para o 3D. "Como um nerd, eu já tenho uma das primeiras câmeras em 3D: a 3D W1 da Fujifilm. Ela já tem uma tela em 3D". Denis também oferece algumas dicas aos demais desenvolvedores de jogos para DS. "Você não pode pensar em 3D do mesmo modo como pensa em 2D", ele diz. "Para ter uma boa percepção do 3D, você deve respeitar algumas regras, por exemplo, não ter muita profundidade de campo". Denis também está bastante empolgado com o 3DS, dizendo: "Eu profundamente acho que esse 3DS será o brinquedo definitivo". Mesmo assim, ele acredita que o sucesso do 3D dependerá muito do hardware, da qualidade da tela, de sua resolução e taxa de frames. "O poder do chip 3D também é uma enorme influência no sucesso".

"Minha última palavra será", Denis disse, "quero criar um Pop Island em 3D."
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem