Saiba tudo sobre o Professor E. Gadd!

Respondendo a uma curiosidade de nosso querido leitor Nameless em nossa Central de Dúvidas, e no objetivo de esclarecer e informar a todos os visitantes sobre fatos e curiosidades em torno do cientista faz-tudo, eu falo agora sobre, booya-booya, yaboo-yaboo, suki-suki, Professor Elvin Gadd, fundador da Gadd Science Inc.!

O professor E. Gadd vive à beira do Vulcão Thwomp (Thwomp Volcano), como mostrado no jogo Mario & Luigi: Partners in Time. Retornando a ajuda dos irmãos, que salvaram seu laboratório de blocos de fogo oriundos de uma erupção, ele inventou o Hydrogush 4000. Embora ele não o tenha inventado diretamente, sua contraparte mais velha consegue fazê-lo de um jeito complexo: o Jovem E. Gadd começa a ter uma ideia após um evento totalmente distinto que aconteceu no presente, o qual lhe transfere à sua contraparte do futuro, fazendo com que no presente, o Professor E. Gadd mais velho mandasse água do Hydrogush 4000 através de um buraco no tempo, acalmando o Vulcão Thwomp. Após toda a agitação, o E. Gadd de 20 anos se muda pra Floresta Boo (Boo Woods).

O Caça-Fantasmas
Muitas décadas depois, em Luigi's Mansion, Luigi entra na mansão e é salvo do ataque de fantasmas graças a um velho estranho usando um aspirador de pó. O professor E. Gadd revela que vive numa casa próxima à mansão, onde ele pesquisa sobre seu assunto favorito: fantasmas. Luigi explica que seu irmão está perdido dentro da casa, e o professor decide ajudar Luigi dando a ele duas de suas preciosas invenções: o Poltergust 3000 e o Game Boy Horror. O professor contiua ajudando Luigi durante o percurso do jogo, lhe dando conselhos e ajuda.

O Ataque da Arte
Em Super Mario Sunshine, quando Mario encontra F.L.U.D.D., ele diz "Obrigado por comprar este ítem da Gadd Science, Inc.". Em seguida, Bowser Jr. diz que ele conseguiu seu pincel mágico de um "velho estranho de jaleco branco". Não se sabe se Gadd lhe deu o "Gaddpincel" ou se o equipamento foi roubado dele, mas a última teoria é a mais adequada. Não que eu tenha preconceito contra tartarugas gigantes espinhosas que sequestram princesas.

Café, Café, Café
Em Mario & Luigi: Superstar Saga, o Professor E. Gadd se mostra um viciado em café. Descobrimos que ele é dono de uma cafeteria sensacional chamada Starbeans Café; aqui, ele ajuda os irmãos com uma leva de acessórios para os ajudar na jornada. No entanto, foi descoberto que, no jogo original, E. Gadd só apareceria uma vez no jogo ao invés das várias outras vezes em que ele retorna à cafeteria na versão final do jogo. Em todas essas vezes, personagens originais apareceriam. Estes seriam Wario, Samus Aran, Fox McCloud, Link, um personagem de Excitebike e o Capitão Olimar.

Sem Perder Tempo
Em Mario & Luigi: Partners in Time, o professor estreia sua mais nova invenção: uma máquina do tempo. Que tipo de cientista ele seria se não tivesse inventado uma? No entanto, quando a Princesa Peach é sugada ao passado, E. Gadd providencia aos irmãos uma mala ambulante complementada com inteligência artificial: o Stuffwell, que tem a missão de ajudá-los na missão de resgate. Em seguida, os heróis encontram o E. Gadd jovem, de 20 anos, que está estudando o comportamento dos Thwomps no Vulcão Thwomp, mencionado no primeiro parágrafo da matéria. Após seu laboratório ter sido destruído pela erupção, ele menciona seu interesse em estudar fantasmas, e que ele construiria um laboratório na fronteira da Floresta Boo, ligando assim o jogo com sua aparição primária em Luigi's Mansion.

Ciência de Tabuleiro
Uma lanterna conhecida como Gaddlight foi usada pra assustar Boos quando eles tentaram roubar uma Estrela ou Moedas em Mario Party 4. Uma vara mágica com o logo da Gadd Science, Inc. foi vista em Mario Party 7, e os jogadores podem usar as Moedas coletadas nos mini-games pra comprar os muitos brinquedos em miniatura do professor, chamados de "Gaddgets", em Mario Party Advance. A garagem do professor E. Gadd é um mini-game de Mario Party 5, e foi caracterizada como um tabuleiro de jogo em Mario Party 6; aqui, quando um jogador pára num espaço "?", E. Gadd aparece pra lhes deixar tentar uma de suas invenções.

Curiosidades Científicas
• No episódio "Robo Koopa" de The Super Mario Bros. Super Show!. há um cientista chamado Dr. Nerdnick, que divide semelhança com E. Gadd, por aparência física e pelo fato de que ambos falam balbucios incompreensíveis.
• Quase todas as invenções do Professor E. Gadd são amarelas, como o F.L.U.D.D., o Hydrogush 4000, o Gaddlight e partes do Coin Vacuum.
• Seu nome vem de uma interjeição de surpresa, "egad!".
• O nome do Professor E. Gadd em japonês é "Oya Mā Hakase". Oya Mā significa "Minha nossa!" e Hakase significa "professor". O trocadilho também é uma homenagem a um designer da Nintendo, Yoshiyuki Oyama.
• Um dos balbucios ininteligíveis que Gadd ocasionalmente diz é "Medabe!". De acordo com o livro The Sign of the Beaver, que descreve a vida tribal, rituais, atitudes e gênero de índios americanos, "medabe" significa "irmão branco".
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

4 Comentários

  1. Esse é um dos meus personagens favoritos da série Mario. Como sempre, matéria muito boa, Jardim.

    Não posso deixar de dizer que adorei a referência ao Luigi's Mansion em PiT.

    ResponderExcluir
  2. Jesus cadê o meu Wii??? Eu tenho que jogar essa mutuada de jogos do Mario e Luigi! =/

    Mais uma vez, excelente matéria Jardim.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, obrigado pelos elogios, que movem a qualidade do site cada vez mais! Ao William, a série Mario & Luigi é pra portáteis, Game Boy Advance e Nintendo DS. E obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Lembro que o Egaad as vezes ficava bravo que eu não atendia o GameBoy Color e que ele sempre me ajudava a roubar a moeda dos outros com seu ventilador gigante no Mario Party 6(meu personagem favorito de Mario Party 6 é Koopa Kid).

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem