O que significa o nome "Yoshi"? E quais os poderes deles?

Respondendo às perguntas de Guilherme Victor em nossa Central de Dúvidas, que parece estar bem interessado nos dinossaurinhos queridos da série Mario, o nome Yoshi vem do japonês, e significa algo equivalente ao nosso "legal!" ou "demais!" ou "beleza!" (quando usado como interjeição). Yoshi também pode significar razão, significância ou causa; embora o sentido que mais seja adequado à sua escolha primordial como nome do dinossauro seja "melhor", pois Mario fica melhor quando está cavalgando o Yoshi. No Marioverso, entretanto, a raça "Yoshi" foi batizada por terem sido encontrados num lugar chamado "Yoshi's Island". Agora que a primeira pergunta foi respondida, vamos aos poderes de todos os Yoshis!

Em Super Mario World, o Yoshi comum (verde, ambém conhecido como o Yoshi principal que aparece individualmente nos jogos do Mario) possui uma série de alterações em seus fatores de arregaço com os inimigos e utilidade. Ao que parece, o pobre coitado tem dificuldade em ingerir cascos de Koopa Troopa, mas eles o conferem habilidades enquanto estiverem sendo mantidos em sua boca: o casco vermelho faz com que o Yoshi cuspa fogo; o casco azul lhe confere a habilidade de voar transformando o Yoshi regular em um Yoshi Alado (Winged Yoshi) por algum tempo; o casco amarelo faz com que Yoshi seja capaz de produzir nuvens de areia no chão, destruindo os inimigos. Se mantiver o casco invencível na boca (adquirido de um Koopa Troopa invencível), Yoshi poderá administrar todos os poderes supracitados ao mesmo tempo. Vale lembrar dos Yoshis coloridos de Super Mario World: dependendo de suas cores, cada Yoshi obterá os poderes garantidos pelo casco de cor relativa o tempo todo (não importando a cor do casco em sua boca). Ficou confuso, né? Segue um exemplo: o Yoshi azul tem sempre a capacidade de voar, independente da cor do casco em sua boca.

Os Yoshis possuem uma língua longa, esticável e grudenta a qual usam pra comer quase tudo, até mesmo coisas maiores do que eles mesmos. O Yoshi pode transformar inimigos e outros objetos que ingere em ovos, os quais pode usar como armas projéteis. Yoshi tem uma precisão acurada, permitindo que ele conserve seu suplemento de ovos durante calorosas batalhas. Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, Yoshi podia manter seis ovos consigo, prontinhos pra arregaças com a fuça de qualquer um que encher o saco.

Interessante notar que o Yoshi também pode transformar coisas que ele come em outros objetos. Em Super Mario World, por exemplo, após comer um inimigos, uma Moeda seria adicionada ao total. O dino verde também pode transformar cerejas em ovos. No entanto, ao invés de usá-los como projéteis (muito cedo pra isso...), o ovo se chocaria e revelaria ítens, incluindo Super Cogumelos e nuvens estranhas e sorridentes que liberariam moedas. Em Super Mario RPG, Yoshi também ingeria inimigos e revelava uma variedade de ítens bastante úteis e às vezes extremamente raros através de seus ovos.

Yoshis são bastante peritos em Pulos e Ground Pounds (a famosa bundada no chão), rivalizando até mesmo as capacidades mundialmente conhecidas de Mario. No entanto, em Super Mario World, as capacidades de pulo do Yoshi eram bem maiores e mais destrutivas, podendo destruir definitivamente a maioria dos inimigos com um pulo (e caminhar sobre as Mastigadoras, ou Munchers, as plantas pretas). Assim, o pulo do Yoshi tinha a mesma capacidade do pulo giratório de Mario. Yoshi também tem um pulo especial chamado Flutter Jump, aquele esforço que ele faz no ar pra alcançar uma distância horizontal incrível (e fazer um barulhinho fofo).

O Yoshi é um personagem de velocidade em inúmeros jogos esportivos, como a série Mario tennis, a qual o mostra como um corredor veloz. Entretanto, ele não é particularmente rápido em todos os jogos, como em Super Mario 64 DS, onde sua velocidade é a mesma que a de Mario (de acordo com o manual de instruções).

Yoshis também podem assumir formas alternativas ao tocar em Bolhas de Morfar (Morph Bubbles), vistas em Super Mario World 2: Yoshi's Island; tais formas incluem veículos úteis como helicópteros, escavadores, carros, trens e submarinos. Yoshi também foi agraciado com o poder Mega em Super Mario 64 DS, tornando-o gigantesco.

Yoshis podem se tornar multicoloridos se ingerirem certas frutas, e pra cada cor existe um poder diferente e relativo; esse conceito começou em Super Mario Sunshine e se estende até o tão esperado Super Mario Galaxy 2. Mantenha seus olhos abertos pra descobrir os poderes de cada uma das cores!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

  1. Me lembro até hoje... Que na minha infância eu desenhava vários Yoshis de cores diferentes e inventava seus poderes. ^^
    Isso era na época do Super Mario World. Era bem legal. Me divertia a beça com os amigos. xD

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Eu tenho mesmo que jogar GC urjentemente!
    Eu, até pouco tempo, nem sabia que tinha o Yoshi no Super Mario Sunshine!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem