Saiba tudo sobre Fawful!

EU TENHO FÚRIA! Você provavelmente (ou não) já pode ter visto uma frase divertida do Fawful ali embaixo no cabeçalho, e talvez seja isso que impulsionou o nosso leitor Gabriel a nos questionar sobre ele na Central de Dúvidas. Fawful é um beanish (nome dado à raça de moradores do Reino dos Feijões, Beanbean Kingdom) excêntrico recorrente da série Mario & Luigi. Ele é notável por falar em inglês gramaticalmente incorreto e fazer metáforas obscuras relacionadas à comida ("...e esta batalha será a mostarda deliciosa desse pão! A MOSTARDA DA SUA DESTRUIÇÃO!"). Fawful é um gênio mecânico, mas seus sentidos sofrem por causa de sua raiva extrema, que faz com que ele aja de uma maneira delusional.

Alerta de spoilers. Embora seu passado seja grandemente desconhecido, Fawful é demonstrado por ser um seguidor de longa data da bruxa maligna de Mario & Luigi: Superstar Saga, Cackletta; ele se nomeia um pupilo dela no jogo. Ele é oficialmente confirmado pelo status de um dos melhores estudantes de Cackletta graças ao seu gênio do mal. Fawful acompanhou Cackletta no Reino do Cogumelo, onde ele a ajudou no sequestro da voz da Princesa Peach. Enquanto os dois estavam seguindo para o Reino de Beanbean, encontraram os Irmãos Mario, que formaram uma aliança com Bowser pra parar os vilões. Cuidando de Bowser, Fawful atacou os Mario Bros. Os dois conseguiram destruir o equipamento cefálico de Fawful (que o mantinha no ar e atacava com bolas de energia massivas) e então derrotá-lo. Infelizmente, Fawful convocou outro equipamento e o usou pra derrubar o Cruzeiro Koopa. Fawful apareceu de novo atacando os guardas de Beanbean nas montanhas. Quando Mario e Luigi se encontraram com ele, ele convocou uma pedra enorme pra bloquear o caminho deles.

Fawful atacou a Hooniversidade de Woohoo junto a Cackletta; foi lá que eles planejaram acordar a Beanstar com a voz da Princesa Peach. O plano não funcionou muito bem; parece que a Princesa estava ciente do plano dos vilões desde o início e se escondeu, e a Princesa cuja voz foi roubada na verdade era a Birdo! A voz grasnada de Birdo irritou tanto a estrelinha de feijão que a fez explodir em pedaços. Os Irmãos Mario apareceram e derrubaram Fawful, em seguida derrotando Cackletta e a deixando gravemente ferida. Já que o corpo de Cackletta já estava mutilado e inativo, Fawful sugou a energia vital da feiticeira para o seu equipamento cefálico, e planejou lutar contra os Marios, somente pra ser parado e arremessado aos céus pelo Príncipe Peasley. Caindo nos Campos de Poeira Interestelar (Stardust Fields), Fawful encontrou um Bowser inconsciente (seguindo outros eventos internos do jogo), cujo corpo foi possuído por Cackletta. Nessa forma, ela começou a se chamar de Bowletta.

Fawful apareceu novamente guardando o lugar chamado Fim da Piada (Joke's End), onde ele roubou a Beanstar de Luigi após reconhecer que o encanador verde a tinha dado uma falsa. Mais pra frente, assim como Bowletta, Fawful foi enganado por Luigi, que fingia ser a princesa, e como um resultado, o encanador conseguiu roubar a Beanstar de volta.

Fawful apareceu de novo como o penúltimo chefe do Castelo do Bowser. Fawful, agora vestido num traje rosa apertado com asas de morcego sob seus braços, agora tinha um enorme mecha que se parecia com sua cabeça e podia atirar lasers. Também, Fawful podia atacar os Irmãos com uma antena elétrica em sua cabeça. Às vezes, ele sairia de seu mecha e usaria rajadas elétricas nos Irmãos Mario, ou poderia voar e atacar somente um deles. Mario e Luigi podiam somente contra-atacar Fawful quando o Mecha superaquecia e o forçava a sair. Após derrotá-lo em batalha, Fawful tentou um último esforço pra derrubar os Mario Bros., mas acabou sendo nocauteado pra fora do castelo pelo Luigi. Uma aparição semelhante ao Fawful acontece como um dos ataques do Fantasma de Cackletta na batalha final, o que implicaria que ele estava morto. Entretanto, eventos futuros parecem provar que este não era o Fawful de verdade.

Fawful aparece em Mario & Luigi: Partners in Time; desta vez ele é o dono de uma loja chamada Fawful's Bean 'n' Badge (algo como "Feijões e Distintivos do Fawful"), localizado nos esgotos do Castelo da Princesa Peach. Ele é encontrado somente pelos bebês, os quais ele não reconhece por serem as versões infantis de Mario e Luigi. Ele tem um longo discurso a contar a eles sobre como os irmãos o derrotaram no jogo anterior, notavelmente mencionando que ele planeja fazer um retorno no futuro (prevendo seu papel principal em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story), criando um período de tempo no qual "não haverá segurança pra nenhum doce de bebê". Ele, demonstrando certa clarividência, também sugere que os bebês vão à plataforma de observação do Castelo da Princea Peach, onde eles descobrem o Deserto de Gritzy.

Alerta massivo de spoilers! Fawful reaparece como o principal antagonista de Mario & Luigi: Bowser's Inside Story. Ele usa um Cogumelo de Vácuo (Vacuum Mushroom) o qual ele chama de "Cogumelo da Sorte" para tomar controle de Bowser e fazê-lo engolir Mario, Luigi, Peach e outros cidadãos do Reino do Cogumelo. Depois de recuperar consciência, Bowser não está ciente de que ele engoliu nada. Fawful domina os castelos da Peach e do Bowser, o que deixa o grandalhão furioso. Fawful então usa máscaras especiais em inimigos para colocá-los sob seu controle e faz com que invadam o Reino do Cogumelo. Bowser persegue Fawful durante o jogo, e em seguida, Fawful rouba a Estrela da Escuridão (Dark Star) e planeja reacordá-la pra absorver seu poder negro. Então, ele se torna Dark Fawful, ganhando poderes maiores e um novo vestuário (mais notavelmente óculos vermelhos e uma capa do estilo da Cackletta), mas é derrotado pelo rei dos Koopas, Bowser. Então ele se transforma no Fawful Inseto Negro (Dark Fawful Bug) para escapar, mas é inalado pelo Dark Bowser. Na batalha final, Bowser faz com que Dark Bowser cuspa Dark Fawful, e então o inala. Em seu estômago, Mario e Luigi têm a batalha final contra Dark Fawful e a Dark Star. Eles têm sucesso em destruir ambos, assim enfraquecendo Dark Bowser o bastante pra que Bowser pudesse destruí-lo. Fawful então aparece na frente dos Irmãos Mario uma última vez. Sem um corpo ou seu poder negro, ele não tem muita coisa sobrando... Ele dá um último sorriso psicótico antes de se auto-destruir, um ato que expele Mario, Luigi, Starlow e os Toads de dentro do corpo de Bowser. Spoilers terminam aqui.

O nome de Fawful é um trocadilho com "awful", inglês pra "horrível" e "medonho", o que descreve bem a base de sua personalidade. A raiva extrema de Fawful faz com que ele aja como um psicopata, muitas vezes prejudicando os outros sem nenhuma causa ou simpatia ("Finalmente! Agora é a hora onde minha verdade poderosa brilha como muitos raios-de-sol furiosos de raiva!"). Fawful somente se importa com Cackletta em Superstar Saga, e freneticamente a ajuda se estiver ferida. Fawful se delicia em insultar seus inimigos antes de obliterá-los ("Suas vidas nas quais eu cuspo são agora nada além de uma caricatura de um desenho feito por uma criança que é estúpida!"). Fawful é bem demente, por ter inúmeros desejos megalomaníacos e por aspirar em criar grande caos no mundo.

Fawful fala em engrish (traduzido em português pra vocês, com todo o carinho), muitas vezes dizendo coisas redundantes que dificilmente fazem algum sentido (se é que elas têm). Fawful também é considerado estranho por fazer inúmeras metáforas e referências que envolvam comida em seus discursos ("Eu salpiquei fúria no país vizinho. Fúria salpicada numa salada do mal!"). Um Sammer Guy de Super Paper Mario chamado Mustard of Doom (a Mostarda da Destruição) fala como Fawful, e é uma referência a ele e sua frase sobre a mostarda da destruição (citada no primeiro parágrafo do artigo). Nas versões japonesas, Fawful adiciona "ru" em cada frase. Nas versões francesas, Fawful fala com um sotaque forte, exagerando ao aspirar o R, e raramente faz metáforas. Nas versões em alemão, ele balbucia e gagueja.

Embora ele seja meio pancada, Fawful é um gênio extremamente inteligente, fato mostrado pela complexidade de seu equipamento cefálico (headgear). Ele usa jatos de foguete no headgear pra se transportar. Há um periférico de vácuo no capacete, que pode ser usado para atirar bolas de energia, mas também foi usado pra sugar o espírito de Cackletta e transferí-lo ao corpo de Bowser (criando Bowletta). Fawful também criou um mecha enorme com o formato de sua cabeça que podia usar ataques extremamente poderosos em sua batalha final contra os Irmãos Mario em Superstar Saga. Sobre muitos inimigos de Bowser's Inside Story, há uma máscara que lembra a cabeça de Fawful, que os controla. Quando ele se torna Dark Fawful, ele ganha muito mais habilidades, incluindo velocidade ampliada, magia negra e outros ataques de arregaçar bolas.

• Em Mario & Luigi: Superstar Saga, a música que toca durante a batlha dos irmãos é a mesma que o tema de batalha de Popple, o ladrãozinho.
• Embora os nativos de Beanbean Kingdom terem quatro dedos em cada mão, Fawful tem cinco dedos, como visto em Mario & Luigi: Partners in Time, o que pode significar que ele não tenha origens beanish. Ele mantém os cinco dedos em cada mão em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, significando que não foi um erro da parte dos criadores. Mas, também deve ser notado que Popple e a Rainha Bean também têm cinco dedos, e os três dividem praticamente o mesmo sorriso gigante no rosto.
• Em Mario & Luigi: Partners in Time, os Irmãos Mario usam o movimento Bros. Ball pra ativar uma máquina e alcançar o porão, onde Fawful é encontrado. Estranhamente, o aparelho usado no topo da máquina usado pra ativar o cano se parece muito e atua como a antena de Fawful.
• Fawful é o primeiro antagonista homem da série Mario & Luigi.
• Em Super Smash Bros. Brawl, um dos nomes que podem ser gerados pressionando o botão "RANDOM NAME" ("nome aleatório") é FWFUL, uma referência ao baixinho.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

11 Comentários

  1. ÉPICO. As dúvidas do mundo inteiro sobre Fawful foram, com certeza, sanadas nesse tópico.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! :D Aprendi bastante coisa, e adoro o Fawful. Então me deu uma fúria e fiz com o maior prazer. Trabalhando na matéria das princesas agora, enviada por Question Your Truths. Que confusão!

    ResponderExcluir
  3. Caras, vocês me encheram de fúria agora!!!

    Hahaha! Demais!

    O Fawful realmente é uma figura! Transborda estilo em suas ameaças e derrotá-lo é realmente muito bom, apesar de sempre ficar um certo pesar, o que quase sempre ocorre nos jogos do Mario. Ainda bem que eles sempre voltam...

    ResponderExcluir
  4. Ah! E é claro que eu não li a parte que fala do Bowser's Inside Story!

    Sei que vocês tiveram que ler, por dever funcional (por nós leitores), e me solidarizo com a situação de vocês! Hahaha!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. VilicoBRA tem FÚRIA!! LOL obrigado pelas saudações! Feliz por ter gostado! Ah, é, o dever funcional. Eu já tô acostumado! Um spoiler aqui... outro ali... mas na prática é sempre diferente!

    Obrigado pelo quê, rapaz, eu que agradeço.

    ResponderExcluir
  6. EU TENHO FÚRIAA!!!!
    EYAHAHAAHAHAHAHA
    oq significa mais ou menos fink-rats? '-'

    ResponderExcluir
  7. Fink Rats pode + ou - " Rato delator" coisa meio sem muito sentido já que o rato é um simbolo para o delator

    ResponderExcluir
  8. Olha imagine a palavra "Significar" depois do - tá bom.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Jardim!Ri bastante daquela frase dos "Bigodes Estúpidos", que aparece no cabeçalho!

    ResponderExcluir
  10. Rato Delator? '-'
    que coisa x_x"
    espera algo mais como "rato miserável","rato idiota" ou simplesmente rato xD

    ResponderExcluir
  11. AAAAAWWWW!!!! Que gracinha!
    Mas eu tenho uma dúvida: Quem faz a VOZ dele?!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem