O chapéu do Mario

Questão enviada por "Anderson ¬¬º" em nossa Central de Dúvidas. O chapéu de Mario é uma parte importante dele. É vermelho e tem um "M". Ele apareceu em todos os jogos do Mario, com a exceção de Dr. Mario e Dr. Mario 64). Mario usou isso desde que era um bebê. Confira depois do pulo a importância do vestuário e curiosidades.

Importância do Chapéu
Mario ganhou esse chapéu em sua primeira aparição (Donkey Kong) por causa dos avanços limitados nos gráficos de video game quando o jogo foi feito. Visto que era difícil desenhar um cabelo num personagem móvel, criaram o chapéu. Desde então, o chapéu apareceu em cada jogo do Mario, mas não teve importância até Super Mario 64. Este foi o primeiro jogo no qual Mario podia perder seu chapéu. Quando acontecia (geralmente roubado por um Ukiki ou soprado por uma rajada de vento), Mario sofreria mais danos quando atacado. O mesmo aconteceu na próxima plataforma de Mario, Super Mario Sunshine, mas com o efeito extra de perder a saúde gradualmente. No remake de Super Mario 64, Super Mario 64 DS (faz sentido esse nome?), um Toad revelou que o chapéu que Mario usa é especial e se saísse de sua cabeça, ele não teria nada além de má sorte. Como mostrado em Super Mario 64 DS, o chapéu de Mario pode ser a fonte de sua força.

Um Vestuário Útil
Em Super Mario 64, o encanador tinha quatro tipos diferentes de boinas: o Wing Cap (Chapéu Alado, que fazia Mario voar), o Metal Cap (que transformava Mario numa máquina mortífera indestrutível de arregaçar bolas e ainda andar na profundeza das águas), o Vanish Cap (Chapéu de Desaparecimento, que também faz com que Mario penetre, intangível, em certas paredes) e seu chapéu regular. Enquanto esses poderes foram dispersados entre Mario e suas companhias em Super Mario 64 DS, o Chapéu de Mario ganhou uma nova habilidade: quando vestido, poderia transformar Luigi, Yoshi ou Wario... no Mario! Somado a tudo isso, devido a certos glitches em Super Mario 64, Mario podia terminar com mais de um chapéu, e poderia usar a duplicata cagada como uma arma efetiva pra arregaçar as bolas infortunadas dos inimigos.

Cores Alternativas do Chapéu
Alguns Distintivos (Badges) em Paper Mario: The Thousand-Year Door pra GameCube podem mudar seu chapéu, assim como sua camiseta. Isso pode ser feito equipando o L Emblem Badge (ítem que lhe dá as roupas de Luigi), o W Emblem Badge (que lhe dá as roupas de Wario) ou uma combinação de ambos (que lhe dá as roupas de Waluigi). Ambos usam 0 BP (Badge Points) e não têm efeitos além de mudar sua aparência. Adicionalmente, na série Mario & Luigi, o M (ou L, para Luigi) no chapéu é preto, enquanto na maioria dos jogos, o M/L é vermelho/verde, respectivamente. Em Mario & Luigi: Partners in Time, isso também é aplicado às formas bebês.

Importância em Outras Mídias
No gibi Super Mario: Verloren in der Zeit, da Club Nintendo, o vendedor da DinoBurgers pega o chapéu do Mario em troca de um hambúrguer. No entanto, na segunda parte do gibi, ele é visto com o chapéu de novo. Aposto que a máfia da Nintendo deu um cacete no cara pra ele aprender a não usar necessidades humanas em troca de coisas sagradas!

Curiosidades
• Em Luigi's Mansion, após Luigi escanear a máquina de lavar, é dito que Luigi lava seu chapéu à mão enquanto Mario só joga o dele no lavador.
• Também em Luigi's Mansion, o chapéu de Mario é um dos muitos ítens coletivos que pertencem a Mario. Este jogo faz parecer que Mario tem dois chapéus, visto que ele veste um durante o jogo todo (mesmo quando Luigi ou Madame Clairvoya está em possessão do chapéu coletível).
• Um chapéu gigante do Mario aparece no topo da casa de Mario em Dance Dance Revolution: Mario Mix.
• Mario's Hat aparece como um ítem em Nintendogs que o seu cachorrinho pode usar.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. Quando eu li a pergunta na Central de Dúvidas, fiquei meio desanimado, mas estou surpreso agora. Nunca pensei que um chapéu pudesse ter tanto história, tu é um gênio! x]

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ter repondido minha pergunta com tanto conteúdo (UAU!Tô muito feliz ^^)

    ResponderExcluir
  3. Não se esqueça que em super mario galaxy uma estrela está em baixo do chapéu de mario

    ResponderExcluir
  4. quen diria que esse simples chapél daria poderes a mario

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem