quarta-feira, 19 de agosto de 2009

As Princesas do Mario

Questão enviada pelo leitor Question Your Truths. Vamos lá, rapaz! Já vou esclarecer algumas paradas extremamente importantes agora antes de falar das princesas no geral: Peach não tem nenhuma irmã, e nenhuma sobrinha; você pode estar confundindo com a Baby Daisy, uma quebra na linha temporal que de fato é a própria Peach, e a Princesa Daisy de Sarasaland, e se estiver, ela não tem filhos (e sim, uma versão bebê também). A única família de Peach é o suposto pai, o Rei Cogumelo, que não fez nenhuma aparição oficial nos jogos (talvez esteja em coma...) e sua avó, Grandma Toadstool. Toadsworth é um velho Toad que cuida da Peach, mas não se sabe se ele tem algum parentesco com ela ou não. Vamos à galeria!

É, o encanador não é fraco não. Desde Super Mario Bros., o reles encanador bigodudo da classe operária teve a sorte redonda de se encontrar com uma série de princesas do mais alto escalão. Confira!

Princesa Peach Toadstool
A nossa tão adorada alteza, a princesa do Reino do Cogumelo. Peach foi criada por Shigeru Miyamoto, e é a donzela em perigo da série Mario. Desde sua primeira aparição em Super Mario Bros. (NES), Peach apareceu em infinitos jogos do Mario por aproximadamente 20 anos; isso faz dela a personagem feminina que mais apareceu em jogos até hoje. Peach é ocasionalmente uma personagem chave para o roteiro (sendo sequestrada por Bowser e dando início às inúmeras aventuras) e às vezes é um personagem jogável. Sua aparição mais notável foi como a heroína de seu próprio jogo, Super Princess Peach (DS). Ela tem uma afinidade pela cor-de-rosa e tem sido mostrada como uma dama, e uma monarca bondosa. Peach mora dentro de seu castelo (Princess Peach's Castle, o Castelo da Princesa Peach) junto a muitos Toads que a acolhem. Seu reino é muitas vezes atacado por Bowser Koopa e sua tropa maligna, por motivos políticos de dominação e, nos gibis, e somente nos gibis, e nada mais que nos gibis, por romance. Peach é retratada como o interesse amoroso de Mario e a frequente donzela em perigo. Ela também tem uma relação especial com a Princesa Daisy e é uma grande amiga de Luigi, Toad, Birdo e Toadette.

Princesa Daisy
Princesa Daisy é a princesa de Sarasaland, que apareceu pela primeira vez no jogo em preto e branco pra Game Boy, Super Mario Land. Embora ela seja a governante de Sarasaland, o lugar atual da residência de Daisy é o Reino do Cogumelo. Daisy é conhecida por ser durona, e suas habilidades especiais muitas vezes têm a ver com flores. Assim, suas representações e emblemas pessoais são na maioria das vezes flores de colorações amarelas, laranjas e turquesas. Ela divide uma rivalidade amigável com Princesa Peach, e também é grande amiga de Mario e Luigi. Anos após o lançamento de Super Mario Land, Daisy começou a aparecer em mais e mais jogos do Mario; isso foi devido à falta de personagens humanos na série. Ela agora aparece na maioria dos jogos, mais regularmente como uma personagem jogável. Como outros personagens maiores, Daisy tem uma forma bebê de si mesma. Daisy foi criada por Gunpei Yokoi, mentor de Shigeru Miyamoto. Yokoi morreu oito anos após a aparição de Daisy, e três anos antes dela retornar como personagem maior num jogo do Mario. É possível que o retorno de Daisy seja um tributo à morte de Yokoi. Daisy apareceu em mais de trinta jogos até agora na série Mario, e continua regularmente.

Princesa Shokora
Princesa Shokora é donzela em perigo de Wario Land 4 (mas isso foi descoberto somente no final do jogo), conhecida como a princesa das joias. Shokora é a governante de uma terra muito antiga, e foi selada pela (Diva Dourada) Golden Diva no corpo de um gato. Milhares de anos depois, Wario, para sanar sua ganância, entra na pirâmide onde Shokora e seus tesouros foram trancados. Eventualmente, 16 tesouros são recuperados e a Diva Dourada é liberta da maldição felina. O mais interessante é que dependendo do seu percurso no jogo, a princesa Shokora muda de aparência. Isso aí! Se você tiver de 0 a 1 baús, você verá a Princesa Shokora bebê. De 2 a 3 baús, você verá a Princesa baranga... e bota feiura nessa! De 4 a 11, a Princesa Shokora jovem e bochechudinha será mostrada, e com todos os 12 baús, você vê a princesa real (mostrada na foto). Como muitos outros personagens de Mario e Wario, o nome de Shokora vem de um produto alimentício: "Shokora" é a aproximação japonesa da palavra "chocolate".

Rosalina
Rosalina não é necessariamente uma princesa, mas devido às semelhanças quase que extremas com uma (coroa, longo vestido, rostinho parecendo uma versão cósmica da Peach), vou incluí-la na lista pra satisfazer os fãs. Rosalina aparece na Galáxia da Entrada (Gateway Galaxy) em Super Mario Galaxy, e é a mãe adotiva da estrelinha Luma. Ela comanda soberana o Observatório Cometa. Rosalina é uma figura muito poderosa, cujo dever é assistir e proteger o cosmos. Sim, ela está te assistindo agora.

Princesa Shroob e Princesa Shroob Velha
Cheque nosso artigo sobre Shroobs pra saber mais sobre a dupla das principais vilãs de Mario & Luigi: Partners in Time. Mas uma coisa eu digo: quando a Princesa Shroob Velha tenta dominar o Reino do Cogumelo, sua irmã, Princesa Shroob, se torna uma torcedora roxa... RÁÁ!

Princesa Éclair
Ela foi a donzela em perigo que Luigi resgatou das garras do monstruoso Rei do Castanheiro (Chestnut King) do Reino dos Waffles. Entretanto, como é revelado, a princesa Éclair era na verdade a amante do rei, que foi transformado num monstro pelo sinistro Crepe. Esta história é contada por Luigi quando Mario conversa com ele durante os eventos de Paper Mario: The Thousand-Year Door. Durante a aventura de Luigi, o encanador verde se apaixonou pela Princesa Éclair. No entanto, após descobrir que o Rei era o noivo da Princesa, Luigi perdeu as esperanças de formar qualquer relação romântica com ela. Já que Luigi enfeitava tanto a história, não se sabe se esses fatos aconteceram como ele descreveu - ou mesmo se ela existe de verdade!

Wendy O. Koopa
Geralmente quando se é filha de um rei, você ganha o status de princesa. Impressionante como não percebi isso em Wendy O. Koopa! Também conhecida como Kootie Pie Koopa, ela é um entre os oito filhos de Bowser (que incluem 7 Koopalinhos mais Bowser Jr.). Ela é a quinta dentre os filhos de Bowser. Wendy é, a grosso modo, uma fedelha mimada com um temperamento muito arisco, muitas vezes tendo crises de raiva sobre pequenas coisas. Ela também é extremamente materialista e gananciosa.

Princesa Cavalinha
Holly Mackerel (Princesa Cavalinha) é uma sereia do episódio A Sereia Feia (The Ugly Mermaid) do desenho animado The Adventures of Super Mario Bros. 3 (ou Super Mario Bros, no Brasil). Ela é a princesa da terra subaquática de Mertropolis e filha do Rei Cavalinha (King Mackerel). Durante o episódio, Mario quase se afoga na água e é salvo por Holly Mackerel, que o levou a Mertropolis. A Princesa Peach, Luigi e Toad os seguiram. Após ela ter resgatado Mario, ela se apaixonou por ele, pensando ser um sapo (visto que estava usando o Traje de Sapo quando ela o salvou). Hackerel significa "carapau", o nome de um peixe, e eu pessoalmente prefiro a adaptação "cavalinha"...

Por enquanto é só. Seja sendo sequestradas, jogando tênis ou se apaixonando por encanadores, estas são as princesas mais notáveis do Marioverso; espero que tenha curtido!
    • Comentários

  • Facebook ()
  • Google (12)

12 comentários:

Question Your Truths disse...

vkw mesmo por terem respondido a minha duvida com tantas informações

Eduardo Jardim disse...

Disponha!

Gafanhoto Verde disse...

Nossa, muito legal, eu já tinha visto varias imagens da Rosalina, mas não sabia o histórico dela já q nunca joguei galaxy... Ela é praticamente uma versão do Uatu "O Vigia" do Quarteto Fantastico... só que muuuuito mais bunitinha! asuhsahusahuasuh
Otimo post!!!!!!!!!!

Eduardo Jardim disse...

CARA
EU SOU FÃ DO QUARTETO FANTÁSTICO
ELA É TIPO O UATU SIM!!

Totó Bolinha disse...

Luvbi de Super Paper Mario não é uma princesa? Sendo Filha da Rainha Jaydes acho que sim

Eduardo Jardim disse...

Também!

Mariana disse...

Nossa, tirou minhas duvidas também =D Porém tenho uma duvida! Gostaria de saber se existe uma princesa chamada Sandra, d cabelo vermelho e vestido roxo. Vi nesse site:
http://blazingrunaway.deviantart.com/art/Mario-Princess-Power-82572950

Porém meu inglês é bem limitado. Não sei se é criação da pessoa q fez o desenho ou se ela existe (assim como a Princesa Diamond).

Croconhoca disse...

as unicas princesas que eu conhecia dos jogos do mario eram só a Daisy e a Peach, e tbm + ou - a Rosalina

lu9 disse...

E a pauline?

jorgenewtonfilho disse...

nunca percebi que a wendy e princesa!

PrincessRoxa disse...

Gente... para mim a Princesa Shokora divide uma estranha semelhança com a Princesa Peach...

Mario Fans Club disse...

gente o pai da peach já foi bisto em super mario rpg de SNES

Postar um comentário