WarioWare: Snapped - Review!

WarioWare: Snapped!, conhecido como Utusu Made in Wario (うつすメイド イン ワリオ Utsusu Meido in Wario) no Japão, é um jogo para o serviço de downloads DSiWare. Foi lançado no Japão em 24 de dezembro, e saiu no início do mês de abril nos demais lugares. "Utsusu" é o japonês para "ser mostrado numa foto ou vídeo". Isso é porque o jogo usa a câmera embutida digital do Nintendo DSi para fazer a silhueta do jogador e usá-la como um personagem dos microgames. O jogo toma 43 blocos do disco rígido do DSi.

Wario abre seu próprio parque de diversões com o nome Wario Park. A principal atração do parque são as quatro montanhas-russas. Mona, Jimmy T., Kat e Ana se tornam parte dos empregados do parque e o dirigem com Wario. Além da abertura, WarioWare: Snapped não faz uso de uma história profunda.

Snapped! é mais um peso-pena comparado com o que poderia ter sido - é mais como uma demonstração de tecnologia do que um jogo completo. Entretanto, WarioWare: Snapped! mostra tudo o que o DSi foi projetado para fazer. Os mini-games familiares da série WarioWare são jogados em frente ao seu DSi enquanto a câmera segue seus movimentos. Uma vez que seu rosto for "reconhecido" pela câmera, você pode acenar, chacoalhar e balançar dentro de uma série de puzzles de ação.

Inicialmente o jogo pode ser excruciante por causa das demandas contextuais. Se você estiver sentado num carro com o DSi não vai ser capaz de jogar. WarioWare requer que o DSi esteja imóvel em uma mesa em sua frente, então não é ideal para jogar enquanto estiver dando voltas por aí, conforme o que o DS encoraja. Pior, o sistema de reconhecimento facial falha se você não estiver contrastado com qualquer coisa que estiver ao seu redor. Algo como uma luz muito forte poderia deixar o jogo não-jogável, o que deixa as coisas ruins se você quiser mostrar o jogo para uma namorada cética. Mas se você puder driblar esses empecilhos, o jogo se torna moderadamente divertido.

Conforme você joga, uma silhueta de sua cabeça e de suas mãos é mostrada atrás do gráfico do puzzle, providenciando a orientação para suas reações aos comandos "ACENE!", "DESPEJE!", "ACHE O NENÊ!" que aparecem na tela pequenina. Após terminar uma das quatro sequências de puzzles, suas ações são repassadas na tela de menu - seja contando uma história, ou somente pra te fazer parecer um arlequim bobo de algum filme mudo. É uma pequena e bonita recompensa, demonstrando que os projetadores de WarioWare não perderam nada de seu humor inventivo ou senso de bobagem.

Dado às limitações de como e quando o jogo vai funcionar, junto com a falta de conteúdo, é difícil bater o carimbo de aprovação em WarioWare: Snapped! - mas é divertido enquanto dura.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

  1. Cara,eu quero MUITO esse jogo!!!Pena que só vende no DSi Ware!!=/

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem